Conheça projetos que abraçam a pessoa com autismo
É cada vez mais comum o debate sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas, para além de informações sobre sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento, é preciso nos voltarmos para a inclusão na prática.
Atualmente, contamos com vários projetos e iniciativas importantes para pessoas com autismo e seus familiares. Pensando nisso, preparamos uma seleção para você:
Sessão Azul – A Câmara dos Deputados aprovou, em novembro de 2022, o Projeto de Lei (PL 133/2019) que assegura o acesso de pessoas com autismo a salas de cinema. A proposta prevê que os cinemas brasileiros sejam obrigados a oferecer 2% das sessões em formato adaptado. O projeto oferece sessões semanais de filmes infantis em salas adaptadas e o objetivo é que elas sejam uma extensão do trabalho terapêutico realizado com as crianças. A Sessão Azul já foi adotada por diversos cinemas do Brasil.
Saiba mais: www.sessaoazul.com.br/
Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-Autismo) – Tem como missão prestar um serviço de excelência em defesa dos direitos de pessoas com TEA no cumprimento da Lei nº 12.764/12 e no fomento de políticas públicas para maior segurança e bem-estar às pessoas com autismo.
Saiba mais: ONDA-Autismo
Projeto Fantástico Mundo Autista (Projeto FAMA) – Associação sem fins lucrativos criada em 2014 como resposta a uma preocupação constante: onde estão e o que fazem as pessoas com autismo quando crescem?
Saiba mais: Projeto FAMA – Projeto Fantástico Mundo Autista
Coletivo Autista da Unicamp (CAUCamp) – Grupo independente formado por estudantes, servidores e docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi fundado em julho de 2021 para a troca de informações sobre o autismo, assim como atividades de formação e conscientização.
Saiba mais: Coletivo Autista da Unicamp (CAUCAMP) (@coletivoautista.unicamp)
Autismo Projeto Integrar – Criado por Adriana Godoy e Neimer Gianvechio, pais de uma criança com TEA. No site, disponibilizam gratuitamente desenhos roteirizados que produzem, com recomendações de uso. Discutem também sobre o ensino inclusivo e a importância do diagnóstico precoce.
Saiba mais: autismoprojetointegrar.com.br
Specialisterne – O desafio da inclusão e da empregabilidade de pessoas neurodiversas passa por preparar a empresa e os colegas para receber e acompanhar o desenvolvimento da pessoa com autismo de acordo com suas potencialidades. E é essa a missão da Specialisterne, organização social criada em 2004, na Dinamarca, presente no Brasil e em outros 22 países.
Saiba mais: Specialisterne
Conheça essas e outras iniciativas e não deixe de buscar o que acontece perto da região onde vive. Conectar-se com pessoas que vivem as mesmas questões pode ajudar na troca de experiência e mais bem-estar.
Falar sobre qualidade de vida para quem tem TEA e familiares também é falar de inclusão.
Respeite e amplie o diálogo. Faça sua parte!
0 comentários