Quem Somos

Formada em 2010 como uma associação de pais e profissionais de saúde, o Autismo e Realidade nasceu com o propósito de difundir conhecimento sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), combatendo preconceitos e auxiliando na orientação de familiares, professores e cuidadores. A motivação para a iniciativa partiu do casal Paula e Hermelindo de Oliveira que, após o diagnóstico de TEA da filha Júlia, percebeu a grande falta de orientações sobre como lidar com o distúrbio.

A atuação da instituição foi pioneira na divulgação de informações sobre o transtorno, ao unir a atuação do conselho de pais de crianças autistas com o conselho de profissionais de saúde especializados no tema. Foram realizados uma série de eventos beneficentes com participação de autoridades e da imprensa, além da criação do site informativo, do Prêmio A&R Prof. Dr. Marcos Tomanik Mercadante para pesquisa e capacitação no segmento e do Simpósio de Atualização do Transtorno do Espectro Autista.

Em 2015, o Autismo e Realidade foi incorporado à Fundação José Luiz Egydio Setúbal, passando a fazer parte da estrutura do Instituto PENSI, responsável por desenvolver programas de ensino e pesquisa em saúde infantil. Nesta nova fase, a instituição segue o seu trabalho de difusão do conhecimento sobre autismo por meio do site com conteúdos voltados para pais e público geral, com destaque para as cartilhas com ferramentas de apoio para o cotidiano dos portadores e a lista de instituições com serviços especializados de educação e atendimento médico. Em conjunto com o PENSI, também são realizadas pesquisas científicas e de cursos EAD de capacitação para profissionais, cuidadores e familiares.

Mais Informações

Memória AeR

Conheça os principais eventos da história do Autismo e Realidade

Saiba mais sobre o TEA

Acompanhe o nosso blog para ver novidades e dicas sobre a vida no espectro.

Doações

Ajude o Autismo e Realidade a construir um futuro melhor. Os recursos captado serão aplicados na produção e divulgação de conhecimento sobre o TEA. Para mais informações, entre em contato: