Nosso Trabalho

Com a integração com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal em 2015, o Autismo e Realidade passou a fazer parte da estrutura do Instituto PENSI, responsável por desenvolver programas de ensino e pesquisa em saúde infantil. Assim, o TEA se tornou uma nova frente de trabalho do PENSI, com pesquisas científicas e cursos EAD voltados para profissionais de saúde e educação.

Pesquisa

Projeto de Triagem Neonatal para Imunodeficiências

Com incentivo do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), o projeto tem o objetivo de detectar precocemente pacientes portadores de síndromes genéticas associadas a imunodeficiências primárias. A identificação é realizada por meio de triagem neonatal em hospitais e maternidades de todo país, feita com uma tecnologia inovadora no Brasil. Com o diagnóstico precoce, é possível propor orientações terapêuticas, antecipando tratamentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Este estudo tem suporte científico do Prof. Dr. Antonio Condino Neto, do ICB-USP, e coordenação da Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, do Instituto PENSI.

Projeto Rastreio Ocular (Eye Tracking)

Também com financiamento do PRONAS/PCD, este projeto utiliza a técnica do Eye Tracking associada à escala CARS para detectar precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social. Após a confirmação do diagnóstico, os portadores são direcionados a tratamento com o método de Análise Aplicada do Comportamento (ABA) com ênfase no treino de atenção visual e atenção compartilhada. Em parceria com o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), o estudo é coordenado por uma equipe do Instituto PENSI formada por Prof. Dr. Edson Amaro, Prof. Dr. Lino de Macedo e Dra. Marcília Lima Martyn.

Cursos

VII Simpósio de Atualização em Transtorno do Espectro Autista

Realizado em 2021, o evento reuniu ativistas e especialistas que são familiares de autistas para debates sobre inclusão, leis e direitos, capacitação de pais, mercado de trabalho e ensino. Promovido pelo Instituto PENSI, marca as comemorações do Abril Azul, mês de conscientização sobre o TEA.

Simpósio de Crianças com Necessidades Específicas

Parte do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, este simpósio reuniu pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, assessores do Instituto PENSI e especialistas em neurologia e psicologia pediátrica para debater os desafios do diagnóstico e encaminhamentos em casos de TEA e Síndrome de Down.

IV Simpósio do Transtorno do Espectro Autista

O evento de debateu uso da tecnologia na identificação do TEA, o tratamento de comportamento agressivo, o uso de medicações e os efeitos da terapia fonoaudiológica. O encerramento abordou o papel da família e da escola, com palestras sobre orientação e capacitação de pais, irmãos e professores, e o papel das associações de pais no Brasil.

III Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

Realizado em 2016, o simpósio contou com a participação de Ami Klin, especialista da Emory University / Marcus Autism Center (EUA), uma das autoridades de destaque no segmento. O material aborda o diagnóstico e os modelos de intervenção precoce, além de analisar a terapia fonoaudiológica e a legislação que protege os autistas.

II Simpósio de Atualização do Transtorno do Espectro Autista

As aulas do Simpósio de Atualização em Transtornos do Espectro Autista abordam informações sobre os sinais característicos do distúrbio, a importância do diagnóstico precoce, as causas genéticas e ambientais conhecidas até o momento, a epidemiologia da condição, os tratamentos adequados e o processo de inclusão escolar.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e TEA – Simpósio de Neuropediatria

Este curso explora os desafios do diagnóstico destas duas condições. O neurologista Erasmo Barbante Casella, do ICr/HC-FMUSP, analisa as particularidades da manifestação do TDAH na infância e adolescência. Especialista em TEA, o Dr. Carlos Gadia, do Miami Children’s Hospital (EUA), discorre sobre a importância do tratamento precoce.

Outros Recursos

Quer saber mais? Conheça nossas Cartilhas com ferramentas e dicas sobre o cotidiano dos autistas.

Ainda tem dúvidas? Veja a nossa sessão de Perguntas e Respostas.

Está buscando ajuda profissional? Temos uma lista de Instituições de Apoio em todo país.

Conheça as Leis e Direitos que protegem os portadores de TEA.

Ajude o Autismo e Realidade

Ajude o Autismo e Realidade a construir um futuro melhor. Os recursos captado serão aplicados na produção e divulgação de conhecimento sobre o TEA. Para mais informações, entre em contato: