Autismo não falante, minimamente verbal e a complexidade da comunicação

16/12/2025Vida & Neurodiversidade3 Comentários

Autismo não falante, minimamente verbal e a complexidade da comunicação

 

A forma como uma pessoa se comunica diz muito sobre sua experiência no mundo — mas, no autismo, essa comunicação nem sempre acontece pela fala. Por isso, termos como não falante, não verbal e minimamente verbal têm ganhado destaque na literatura científica e nas discussões clínicas. Embora pareçam equivalentes, cada um descreve realidades diferentes e ajuda a compreender perfis específicos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entender essas distinções é fundamental não apenas para profissionais, mas para famílias que buscam caminhos de comunicação eficazes e respeitosos.

Hoje, a ciência reafirma algo essencial: a ausência de fala não significa necessariamente ausência de linguagem ou compreensão. A fala é apenas uma das formas possíveis de expressar o pensamento humano. Esse é um ponto crucial, porque, durante muito tempo, pessoas autistas não falantes foram tratadas como incapazes de compreender ou de produzir ideias complexas — uma interpretação equivocada que negligencia tanto o funcionamento cerebral quanto os desafios motores envolvidos na fala.

O termo não falante tem sido preferido por muitos pesquisadores e ativistas por evitar a ideia de que a pessoa “não tem linguagem”. Ele indica simplesmente que a fala oral não é a via funcional de comunicação. Já minimamente verbal descreve aqueles que produzem algumas palavras ou frases, mas de modo inconsistente, com baixa espontaneidade ou sem função comunicativa clara. Esses termos estão em constante refinamento porque refletem uma realidade heterogênea: há crianças e adultos que compreendem amplamente, mas não conseguem transformar intenção em fala; há outros que falam pouco, mas compensam por outros meios; e há aqueles que se comunicam melhor pela escrita, digitação, imagens ou tecnologias assistivas.

A neurociência atual também reforça que, em muitos casos, a dificuldade não está em compreender, mas em planejar e executar a fala. Condições como apraxia da fala, dificuldades de iniciação motora, hipersensibilidades sensoriais ou dificuldades de regulação podem impedir que a fala aconteça, mesmo quando o pensamento está intacto. Essa desconexão entre mente e corpo explica por que tantas pessoas autistas descrevem sua experiência como “pensar muito mais do que conseguem mostrar”.

É nesse ponto que a história de Naoki Higashida se torna tão importante. Autista japonês e não falante, Naoki começou a se comunicar por meio de uma prancha alfabética na infância. Aos 13 anos, escreveu “O que me faz pular”, obra que se tornou referência global por abrir uma janela rara para a experiência interna de pessoas que não utilizam a fala. Em seus relatos, Naoki descreve que entende tudo o que acontece ao seu redor e que seus pensamentos são claros, estruturados e vivos. No entanto, seu corpo “não acompanha sua intenção”, como se houvesse uma barreira entre o que sente internamente e a capacidade de transformar isso em fala. Sua narrativa confirma algo que diversas pesquisas atuais têm demonstrado: não devemos usar a fala como único parâmetro para avaliar compreensão, cognição ou potencial comunicativo.

Naoki compartilha também que movimentos repetitivos o ajudam a se organizar quando o ambiente se torna avassalador, e que o excesso de estímulos pode transformar situações simples em experiências emocionalmente desgastantes. Sua perspectiva ilumina nuances que o olhar externo não capta, revelando não apenas desafios, mas também sensibilidade, curiosidade e desejo de conexão. Sua escrita é um lembrete poderoso de que a comunicação é muito mais ampla do que a fala — e que negar outros meios de comunicação é negar acesso à participação social.

A ciência contemporânea converge com essa visão. Estudos recentes mostram que crianças e adultos autistas não falantes ou minimamente verbais apresentam avanços significativos quando têm acesso precoce e consistente à Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). A CAA — seja por pranchas de comunicação, sistemas pictográficos, aplicativos com saída de voz, teclados ou dispositivos eletrônicos — não é apenas um recurso compensatório, mas uma via legítima de linguagem. Pesquisas robustas demonstram que, ao oferecer um meio estável e acessível de expressão, a CAA reduz comportamentos de frustração, amplia a participação social, fortalece interações familiares e, em muitos casos, favorece até mesmo o surgimento ou expansão da fala. A justificativa profissional para seu uso é clara: quando a fala não é funcional, manter a pessoa sem outros meios de comunicação não é neutralidade clínica — é privação comunicativa. A CAA, portanto, não substitui a fala, mas devolve autonomia e acesso à linguagem, respeitando o ritmo, o perfil sensorial e as possibilidades motoras de cada indivíduo. Pesquisas robustas já demonstram que o uso de CAA não atrapalha o desenvolvimento da fala — pelo contrário, pode expandir repertórios comunicativos, reduzir frustração e fortalecer relações sociais. 

Falar sobre autismo não falante e minimamente verbal é, essencialmente, falar sobre direito à comunicação. É reconhecer que cada pessoa tem uma forma singular de se expressar e que todas são válidas. É compreender que, por trás do silêncio aparente, pode existir um mundo interno complexo — e que cabe a nós garantir meios para que esse mundo possa ser compartilhado. Obras como a de Naoki Higashida não apenas ampliam nossa compreensão, mas também nos convidam a abandonar interpretações reducionistas e a enxergar o potencial de comunicação para além da fala. Quando unimos conhecimento científico a escuta sensível, oferecemos às pessoas autistas algo que é fundamental: acesso à expressão, à autonomia e ao pertencimento. 

Aline Andriotti

Aline Andriotti

Possui graduação em Fonoaudiologia e mestrado em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialização em Educação na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências Médicas das Santa Casa de São Paulo e assessora técnico-científica do Autismo e Realidade no Instituto Pensi.

3 Comentários

  1. Boa noite,
    Gostaria de receber material sobre autismo, tenho um neto de 3anos e meio. Ele não está falando, tem algumas características, como andar e brincar nas pontas dos pés, fica sempre pulando no cercadinho da cama elástica, ele mora nos EUA e sinto que meu filho tem dificuldade em me falar sobre o diagnóstico. Gostaria de saber como abordar esse assunto.
    Obrigada

    Responder
    • Olá! Aqui no blog do Autismo e Realidade você encontra diversos conteúdos sobre desenvolvimento infantil e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que podem te ajudar nesse processo. Se quiser receber nossos materiais, basta se cadastrar em nossa newsletter, na página inicial do site.

      Responder
  2. muito esclarecedor as ajuda com o TEA não verbal

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *