Nosso Trabalho
Autismo e Realidade
Originalmente formado como uma ONG de pais e profissionais de saúde, o Autismo e Realidade nasce com o propósito de difundir conhecimento sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), combatendo preconceitos e auxiliando na orientação de familiares, professores e cuidadores. Em 2015, o projeto foi incorporado à Fundação José Luiz Egydio Setúbal e, junto da estrutura do Instituto Pensi, passa a atuar em ações de capacitação e pesquisa científica sobre os transtornos.
Cartilhas
Ao longo da sua atuação o Autismo e Realidade construiu uma vasta seleção de manuais, ferramentas de apoio e cursos online direcionados para familiares e cuidadores de crianças e jovens portadores de TEA. Os materiais incluem desde orientações para facilitar o manejo do cotidiano familiar e a inclusão social na escola, até a transição para a idade adulta e a entrada no mercado de trabalho. O site também conta com uma listagem de livros, filmes e artigos sobre as diferentes particularidades do transtorno.
Pesquisa Científica
Atualmente, o Núcleo Autismo e Realidade atua dois projetos no campo do TEA. No âmbito do PRONAS/Ministério da Saúde, é desenvolvida uma pesquisa de detecção e intervenção precoce em crianças de zero a quatro anos em situação de vulnerabilidade social, por meio do rastreio ocular e da Análise Aplicada do Comportamento. E em parceria com as universidades de Harvard, Maryland e Tulane, é realizado um comparativo do desenvolvimento do cérebro e do comportamento de crianças submetidas a institucionalização precoce ou recebidas na estrutura de “Famílias Acolhedoras”.
Abril Azul
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado com ações ao longo de todo o mês de abril. Em 2018, a Caminhada pelo Autismo, organizada em conjunto com a Associação de Pais Inspirare, o Instituto Lumi e o Grupo TEApoio, distribuiu materiais informativos e vouchers de descontos nos cursos online da plataforma EAD do Núcleo. Outra iniciativa foi a colaboração técnica com o canal Nat Geo Kids para o lançamento do desenho animado Pablo, a primeira série infantil que incentiva a inclusão de crianças com autismo.