Temple Grandin: especialista em manejo de gado com fama internacional
Pensamento em imagens permitiu que ela revolucionasse o manejo de gado
O estigma do autista é de uma pessoa afastada do mundo, com mínima ou nenhuma autonomia. E mesmo esse sendo o caso dos indivíduos com autismo severo, existe um grupo significativo de autistas de médio e alto funcionamento com potencial para uma vida plena de conquistas. Um dos melhores exemplos disso é a norte-americana Temple Grandin, famosa em todo o mundo por revolucionar as práticas manejo e tratamento de animais em fazendas e abatedouros.
Nascida em 1947, Temple começou a falar apenas depois dos 4 anos, quando foi diagnosticada com Síndrome de Asperger, distúrbio que faz parte do espectro autista. Mesmo com recomendações médicas para internação em uma instituição psiquiátrica, sua mãe insistiu para que a filha tivesse uma educação formal, enfatizando que a filha “era diferente mas não inferior”.
Depois de ir muito mal de diversas matérias, como álgebra, Temple começou a explorar o seu potencial com a ajuda de um professor que percebeu a sua maneira peculiar de pensamento. “A minha mente é como o Google Image. Se você fala pense numa igreja, eu vejo uma sequência de imagens específicas de igrejas, como um vídeo. E quando eu era pequena, não sabia que eu era diferente, achava que todo mundo pensava em imagens”, conta Temple em seu TED Talk.
Para Temple, os autistas podem ser os inventores do futuro
O seu pensamento visual foi fundamental no seu trabalho com o manejo de gado, por permitir que ela entendesse o comportamento animal de uma forma mais profunda. Com ênfase em permitir que o gado expresse o seu comportamento natural, as suas técnicas e projetos foram tão eficientes que atualmente quase metade dos bovinos nos Estados Unidos passa por instalações projetadas por Temple.
Formada em Psicologia com Ph.D. em Zootecnia, Temple é professora da Universidade Estadual do Colorado e presta consultorias para a indústria pecuária em todo mundo. No ano passado, ela veio ao Brasil fazer palestras concorridas sobre bem-estar animal para empresários do setor.
Além dos mais de 400 artigos sobre manejo pecuário, Temple também escreveu seis livros sobre autismo e participa ativamente de eventos de TEA. Em seu TED Talk, ela demonstra preocupação com a falta de motivação da geração mais nova de autistas. “Os professores não sabem o que fazer com essas crianças. É preciso aproveitar as fixações do autista para motivá-los a aprender novas coisas. Se ele gosta de carros, vamos usar carros para ensinar matemática”, comenta, para então concluir que, com bons mentores ajudando no desenvolvimento, os autistas têm o todo o potencial para serem os inventores do futuro.
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Ontem ouvi na 1a consulta com a neuropediatra que existe grande possibilidade que meu filho de 2a6m seja autista, porém com grandes habilidades neuronormativas. Eu já imaginava, apesar de ouvir das suas pediatras que era precipitado pensar isso dele… eu insisti em buscar ajuda. Dormi triste, mas aproveitei a manhã em quarentena para entender o transtorno e com alegria encontrei o site de vocês.
Já havia lido sobre famosos autistas, que tem a síndrome de Asperger, conheço crianças “brilhantes” que a tem, e apesar de não saber qual espectro meu filho pertence, sinto em meu coração um desejo insuperável de levar a ele um mundo novo e cheio de vida, em que ele não é inferior, como tantos dizem, mas apenas diferente! E que ele possa mostrar a tantas pessoas, como mostra a mim e a nossa família, como é bonito olhar a nossa volta com olhos autistas, olhos novos, olhos puros. Obrigada por manter o site!
O grande problema da sociedade, e digo isso como professora e psicopedagoga, é a necessidade de homogenia. Infelizmente esperamos que todos pensem da mesma maneira que pensamos, gostem das mesmas coisas e lidem da mesma maneira.
Mais triste ainda e a necessidade de rotular todo aquele que pensa ou age de maneira diferente, para que assim seus direitos sejam garantidos e sua maneira de agir e pensar seja respeitada.
A mente das pessoas autistas sempre me encantou. Seu raciocínio é lógico, pontual, rápido e admito que alunos assim são meus favoritos. Eles, ao contrário das crianças ditas por normais, não aprendem a manipular situações, para eles tudo é muito simples de se entender e de se lidar.
“Precisamos de todos os tipos de pensadores, de mentes.” essa frase resume tudo o que eu quero dizer neste comentário e adivinhe? Foi dita por uma autista.