Cursos analisam as principais questões do autismo

6/06/2019 | Eventos e Cursos | 0 Comentários

Palestras de especialistas são base de aulas disponíveis no site do Instituto PENSI

Em 2015, o Autismo e Realidade passou a fazer parte da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que atua no campo da saúde infantil por meio da assistência médica e da produção de conhecimento. Dessa forma, nós passamos a trabalhar em conjunto com o Instituto PENSI, responsável por desenvolver programas de ensino e pesquisa. Assim, o TEA se tornou uma nova frente de trabalho do PENSI, com projetos científicos e cursos EAD voltados para profissionais de saúde e educação, além de familiares e cuidadores.

Os cursos online foram organizados a partir da programação dos simpósios realizados anualmente como parte da programação em comemoração do Dia Mundial do Autismo. A cada ano, pesquisadores e especialistas são convidados a apresentarem os resultados das suas pesquisas, além de debaterem sobre as principais questões do TEA. Veja abaixo mais detalhes sobre cada curso:  

IV Simpósio do Transtorno do Espectro Autista

O evento de 2018 debateu uso da tecnologia na identificação do TEA, o tratamento de comportamento agressivo, o uso de medicações e os efeitos da terapia fonoaudiológica. O encerramento abordou o papel da família e da escola, com palestras sobre orientação e capacitação de pais, irmãos e professores, e o papel das associações de pais no Brasil.

Diagnóstico precoce, terapias e TDAH são alguns dos temas dos cursos

III Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista 

Realizado em 2016, o simpósio contou com a participação de Ami Klin, especialista da Emory University / Marcus Autism Center (EUA), uma das autoridades de destaque no segmento. O material aborda o diagnóstico e os modelos de intervenção precoce, além de analisar a terapia fonoaudiológica e a legislação que protege os autistas.

II Simpósio de Atualização do Transtorno do Espectro Autista

As aulas do Simpósio de Atualização em Transtornos do Espectro Autista abordam informações sobre os sinais característicos do distúrbio, a importância do diagnóstico precoce, as causas genéticas e ambientais conhecidas até o momento, a epidemiologia da condição, os tratamentos adequados e o processo de inclusão escolar.

TDAH e TEA – Simpósio de Neuropediatria

Este curso explora os desafios do diagnóstico destas duas condições. O neurologista Erasmo Barbante Casella, do ICr/HC-FMUSP, analisa as particularidades da manifestação do TDAH na infância e adolescência. Especialista em TEA, o Dr. Carlos Gadia, do Miami Children’s Hospital (EUA), discorre sobre a importância do tratamento precoce.

E você já fez algum curso sobre autismo? Conta pra gente nos comentários. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *