Autismo em livros: histórias escritas por e sobre pais de autistas

6/08/2020TEA no Dia a Dia0 Comentários

Livros abordam relação entre pais e seus filhos autistas e contam detalhes e desafios da rotina em família

Agosto é o mês em que, no Brasil, celebramos o Dia dos Pais, sempre no segundo domingo do mês. Para registrar a data, fizemos uma seleção de livros especial, tanto com obras que abordam a relação entre os filhos autistas com seus pais, quanto histórias escritas pelos próprios pais de pessoas com autismo.

O contato com protagonistas e personagens com autismo em livros, séries, filmes e outras produções artísticas contribui para a redução do estigma sobre essas pessoas e torna mais empático o público não-autistas.

Pedido de Natal inesperado de Romeo levou o pai, Marcos Mion, a escrever um livro infantil

Entre os livros que selecionamos aqui, estão “A Escova de Dentes Azul”, do apresentador Marcos Mion, inspirado em um curioso pedido de Natal de seu filho Romeo – o menino que dá nome a uma lei brasileira. Há também “Passarinha”, em que uma menina tenta ajudar o pai a superar a perda do irmão e o mistério de “O Estranho Caso do Cachorro Morto”, em que um menino se torna mais independente de sua relação com o pai para investigar como assassinaram o cão da vizinha.

Confira a lista:

Rotina do TEA é composta de aprendizado e de altos e baixos compartilhados por pais e filhos

Fala, Maria: um Romance Gráfico Sobre o Autismo
Bernardo Fernández (Bef)
Lançada este mês no Brasil, a aclamada história em quadrinhos mexicana é um tocante relato sobre paternidade, amor e esperança. A obra autobiográfica de Bef, que escreve e ilustra o livro, aborda a rotina dele ao lado da ex-esposa, Rebeca, aprendendo a conviver com a filha Maria, que tem TEA.

Mariana no Mundo dos Saltisonhos
Marco A.B. e A.C. Machado
Mariana é uma menina real, brasileira, e, neste livro, escrito tanto por seu pai, como por sua mãe, o casal conta como lida com as peculiaridades do autismo da filha e como aprende, junto com ela, a lidar com o transtorno no dia a dia. Com muitas passagens divertidas (e outras nem tanto), é uma leitura fluida e leve sobre a rotina de uma família que convive com o TEA.

Meu Menino Vadio
Luiz Fernando Vianna
O jornalista Luiz Fernando Vianna é pai do adolescente Henrique que é autista, fala poucas palavras (exaustivamente) e pode ter rompantes de agressividade contra os outros ou contra si. Em um livro recheado de referências musicais e escrito com franqueza, Vianna relata momentos de altos e baixos, de ternura e desespero do cotidiano ao lado do filho.

Aventuras retratam jovens protagonistas autistas e sua relação com os pais

Como Procurar um Cachorro Perdido
Ann M. Martin
O livro conta a história de Rosa, uma menina autista de 12 anos obcecada por regras e muito pouco compreendida pelos colegas de escola, pelas professoras e também por seu pai, que ainda não entendeu que não adianta a filha tentar se esforçar para se encaixar no padrão de normalidade.Um dia a cachorra de Rosa desaparece e ela se confronta com a quebra de rotina e a visita a lugares desconhecidos para conseguir encontrá-la.

Passarinha
Kathryn Erskine
A trágica morte do irmão de Caitlin faz desmoronar sua vida e a de seu pai. Para tentar ajudá-lo a enfrentar a nova realidade, a menina de 10 anos, que tem síndrome de Asperger e é apaixonada por livros, decide buscar um “desfecho” (palavra que leu em um deles) que lhes traga conforto.

O Estranho Caso do Cachorro Morto
Mark Haddon
A relação de Christopher com seu pai muda radicalmente depois que o adolescente, aos 15 anos, é preso sob a acusação de ter matado Wellington, o cachorro da vizinha. Christopher decide então investigar o crime e descobrir quem, afinal, é o assassino. Na empreitada, ele se reconecta ao passado da família, usa a brilhante memória fotográfica e capacidade de resolver problemas que seu autismo lhe permite e também enfrenta seus limites de compreensão das emoções e das pessoas.

Se Eu Te Abraçar, Não Tenha Medo
Fulvio Ervas
O livro é baseado no relato verdadeiro de uma viagem feito pelo pai de um jovem autista ao escritor italiano Fulvio Ervas. A história narra a jornada de Franco Antonello e seu filho Andrea a bordo de uma moto pelos Estados Unidos e por diversos países da América Latina logo depois que o jovem completa 18 anos.

Comportamento inesperado dos autistas surpreende e inspira a escrita dos pais

Vida Animada: Uma História Sobre Amizade, Heróis e Autismo
Ron Suskind
Ron conta a história de seu filho Owen, um menino que se fechou em seu mundo particular aos 3 anos, mas, de forma inesperada, passou a se reconectar com o mundo a partir dos filmes da Disney, pelos quais é fascinado e assiste compulsivamente.

A Escova de Dentes Azul
Marcos Mion
Um surpreendente pedido de presente de Natal feito por seu filho Romeo é o motivador dessa história, escrita pelo apresentador Marcos Mion. Enquanto os irmãos não-autistas Donatella e Stefano aguardam a chegada de uma lista extensa de presentes elaborados, Romeo fica ansioso à espera do único e singelo presente tão desejado.

A Onda Azul
Maira Alves e Adriano Machado
Adriano Machado é pai do menino autista Bernardo. Junto com a esposa, Maira Alves, conta a história de Lalá e seu irmão Bê neste livro voltado ao público infantil. A história revela em linguagem simples alguns sintomas que podem indicar a possibilidade de uma criança ter o transtorno.

O Menino Feito de Blocos
Keith Stuart
Em uma história inspirada na relação com seu filho,o autor narra a vida de Alex. Considerado pela esposa marido e pai ausente, ele enfrenta o processo divórcio e passa a morar na casa de um amigo e a cuidar por meio-expediente de Sam, seu filho autista de 8 anos que adora jogar Minecraft. Nessa transição, ele terá de lidar também com antigos segredos de família.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.