5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil

29/10/2020TEA no Dia a Dia0 Comentários

Evento anual acontece de forma online e terá um simpósio voltado à discussão sobre TEA

O 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil acontecerá entre os dias 19 e 21 de novembro. Marco no calendário anual de saúde infantil no país, o evento deste ano adaptou-se às demandas da pandemia do novo coronavírus e ocorrerá de forma totalmente online. As mudanças provocaram o adiamento do encontro para que ele atendesse as orientações sanitárias vigentes sem deixar de proporcionar debates valiosos sobre a rotina de quem lida diariamente com saúde infantil. Entre os destaques da programação está o Simpósio de Crianças com Necessidades Específicas, que inclui Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down.

Os participantes terão oportunidade de aprender, de se atualizar, de se reciclar e e adquirir novos conhecimentos na área de pediatria. O evento é aberto não só a médicos, estudantes e profissionais da área mas também a todos os interessado em saúde infantojuvenil, abrangendo temas multidisciplinares como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, Child Life Specialist, farmácia, bioética, odontopediatria, gestão e qualidade hospitalar, humanização e voluntariado.

Inscrições estão abertas a profissionais e interessados em saúde infantil até o dia 18 de novembro

As inscrições estão abertas até o dia 18 de novembro e podem ser feitas pelo site do evento. Não haverá disponibilidade de ingressos após esta data.

Após realizar o cadastro, os participantes recebem por e-mail, login e senha para acessar a plataforma entre os dias 19 e 21 de novembro. Quem fizer a inscrição, mas não puder assistir às aulas e debates ao vivo, poderá acessar o material gravado. Os vídeos ficarão disponíveis, apenas para os inscritos, até o dia 21 de maio de 2021.

Para quem deseja assistir a cada simpósio separadamente, o material ficará disponível a partir do dia 21 de dezembro no site do Ensino a Distância (EAD) do Instituto PENSI.

Saiba quem são os participantes do simpósio sobre autismo no Congresso

O Simpósio de Crianças com Necessidades Específicas, que inclui Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down, ocorre no dia 21 de novembro a partir das 8h. Os moderadores do encontro serão Edson Amaro, Joana Portolese, Lino de Macedo e Marcilia Lima Martyn.

Edson Amaro é médico neurorradiologista com experiência em neurociências e assessor científico do núcleo de neurodesenvolvimento do Instituto PENSI.

Joana Portolese é neuropsicóloga, coordenadora do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e assessora científica do Instituto PENSI.

Lino de Macedo é assessor do Instituto PENSI e da FJLES, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e membro do grupo de estudos Educação Básica Pública Brasileira no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA).

Marcilia Lima Martyn é neurologista infantil com especialização em epilepsia e doutorado em neurogenética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e responsável pelo setor de Eletroencefalograma (EEG) do Sabará Hospital Infantil.

3° Prêmio de Pesquisa em Saúde do Instituto PENSI

A abertura do Congresso será marcada pela divulgação dos ganhadores da terceira edição do Prêmio de Pesquisa em Saúde do Instituto PENSI. A premiação tem como objetivo disseminar o conhecimento científico em saúde infantil valorizando as melhores iniciativas em pesquisa na área. As inscrições vão até o dia 30 de outubro.

Para concorrer, é preciso inscrever trabalhos que estejam finalizados e com evidências de resultados. Podem participar pesquisadores e profissionais de saúde infantil, com trabalhos nas áreas de Pediatria, Psicologia, Enfermagem Pediátrica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Odontopediatria. As inscrições para concorrer ao prêmio podem ser feitas aqui. O edital está disponível aqui.

Congresso é uma iniciativa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal; confira a programação completa

A programação completa do Congresso pode ser consultada aqui.

A Comissão Científica do evento tem como presidente o pediatra José Luiz Egydio Setúbal, presidente da fundação que leva seu nome. A coordenação é de Fátima Rodrigues Fernandes, diretora executiva do Instituto PENSI.

O Congresso é uma iniciativa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), mantenedora do Sabará Hospital Infantil, referência no atendimento pediátrico em São Paulo, e do Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, que trará temas de suas áreas estratégicas no âmbito da pesquisa científica: nutrologia, autismo, doenças respiratórias e alérgicas, imunodeficiências, neurodesenvolvimento, infectologia e imunizações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.