Autismo e Realidade no Abril Azul 2021

1/04/2021Eventos e Cursos0 Comentários

Crianças e jovens com TEA participam das ações organizadas para celebrar o Dia Mundial do Autismo

Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo deste ano, o programa Autismo e Realidade organizou uma agenda de ações digitais e presenciais ao longo de todo mês de abril. A data marca um movimento de sensibilização da população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, dois milhões apenas no Brasil.

Na esteira do sucesso das nossas cartilhas, será lançada uma nova publicação, reunindo os melhores textos do blog de Autismo e Realidade. O “Guia para Leigos sobre o TEA” repassa as principais informações sobre o transtorno para o público geral entender melhor as particularidades da vida no espectro. O projeto conta ainda com ilustrações do designer Lucas Quaresma, que é autista e começou a montar HQs ainda na faculdade.

Além da cartilha, Lucas participou também da elaboração das artes para os mais de 270 cartazes da campanha #VocêSabia, realizada em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, a ViaQuatro e a ViaMobilidade. Afixados em diversas estações de metrô e trem da capital, os cartazes informativos levam mensagens de sensibilização e informações relevantes sobre o TEA.

Exposição de fotos mostra crianças autistas como super-heróis

O metrô de São Paulo será palco ainda da distribuição da versão impressa da cartilha “Autismo: Uma Realidade” nas 27 estações das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade (linhas 4-Amarela e 5-Lilás). Produzida em parceria com o cartunista Ziraldo, a publicação apresenta os principais sinais e características do autismo e explica como pais, professores e profissionais de saúde podem ajudar na inclusão das pessoas que estão no espectro.

Além disso, a parceria com a concessionária ViaMobilidade contempla uma nova edição da exposição “Meu Super Herói”, desta vez na estação AACD-Servidor (linha 5-Lilás). O projeto convidou sete famílias de crianças e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e identificou qual o personagem cada um deles mais gostava. Assim, eles escolheram capas, máscaras, camisetas e encarnaram seu herói para uma divertida sessão de fotos. Cada família também apontou o superpoder de cada um e indicou o motivo pelo qual eles são seus super-heróis na vida cotidiana.

A mostra traz fotos e histórias de personagens da vida real como a pequena Manuella, que criou o herói Super Carisma e conquista a todos ao seu redor. Também representado, o jovem Eric estuda e trabalha como ator em uma peça de teatro, e revela na exposição a sua trajetória de vitórias e dificuldades, conquistadas com tempo e determinação.

Simpósio gratuito sobre TEA aborda inclusão e intervenções

 Para ampliar o alcance das ações de conscientização, o programa Autismo e Realidade enviou ofício solicitando iluminação especial azul durante a semana do dia 02 de abril em monumentos e pontos turísticos das 26 capitais brasileiras, o Distrito Federal e outras 300 cidades do estado de São Paulo. Na capital paulista, já é tradição que a fachada do Sabará Hospital Infantil, o Monumento às Bandeiras e a Ponte Estaiada fiquem iluminados de azul para celebrar a data.

Parte fixa da programação especial do programa Autismo e Realidade para a data, o Simpósio de Atualização em Transtornos do Espectro Autista será realizado em 24 de abril. Organizada junto ao Centro de Ensino do Instituto PENSI, a sexta edição do evento contará com quatro mesas de debate sobre o cenário do TEA no Brasil, a inclusão de autistas nas escolas e no mercado de trabalho e novidades na área de intervenções.

Voltado para familiares, cuidadores e profissionais de saúde, o simpósio trará pela primeira vez apresentações realizadas por autistas – Anita Brito e Nicolas Brito falarão sobre os desafios da ciência no campo do transtorno e a divulgação de conhecimento sobre o TEA.

Totalmente gratuito, o evento será online por causa da pandemia. Nos próximos dias, o link para participação será divulgado nas redes sociais do programa Autismo e Realidade. Após o término dos debates, todo o material estará disponível na plataforma de EAD do Instituto PENSI, também gratuitamente.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *