PECS: um recurso de comunicação
Conjunto de figuras facilita a rotina dos autistas e aumenta sua independência
O uso do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é muito comum na comunidade autista. Trata-se de um conjunto de figuras ou imagens ao qual o autista tem fácil acesso, e usa para se comunicar.
Por meio do PECS, o autista mostra, por exemplo, o que quer comer, onde deseja ir, de que objetos precisa e pode até mesmo permitir conversações.
As habilidades conquistadas pelos autistas a partir deste recurso podem ser inseridas no cotidiano dos pacientes, a partir de diferentes fases.
Uso do PECS permite que o autista, gradualmente, amplie seu vocabulário e aprimore sua capacidade de comunicação
- Fase I: a criança entrega um cartão com a imagem de um item que deseja e recebe em troca o próprio item.
- Fase II: ainda utilizamos figuras únicas para as trocas, mas em ambientes variados.
- Fase III: a criança poderá escolher entre duas figuras.
- Fase IV: é possível realizar a construção de frases, combinando uma variedade de figuras.
- Fase V: deve-se incluir nas frases o uso de pronomes, adjetivos e verbos.
- Fase VI: a criança aprende a responder perguntas simples.
- Fase VII: a criança aprende a fazer comentários, perguntas e dar respostas.
Alguns pré-requisitos são importantes antes do uso desse instrumento. É fundamental que o indivíduo seja capaz de discriminar os itens, diferenciando cores e formas. Também é preciso que ele seja capaz de apontar, pegar ou entregar os cartões, além de manuseá-los adequadamente para identificar as opções e selecionar o item desejado.
À medida que o recurso é usado, o autista passa a compreender de forma cada vez mais clara os efeitos da sua comunicação
Na introdução desse instrumento na vida dos pacientes, é primordial que, durante o manejo, os itens sejam entregues imediatamente para o interlocutor. A ideia é reforçar as tentativas de comunicação e aumentar a probabilidade do comportamento se repetir, demonstrando que a ação gera um efeito no ambiente e uma consequência positiva para o autista.
O PECS deve ser utilizado nos mais diversos ambientes em que o indivíduo está inserido, pois possibilita aos ouvintes fácil compreensão. Além disso, produz a generalização da habilidade de se comunicar.
A eficácia desse recurso foi comprovada em uma grande variedade de pesquisas (aqui e aqui, por exemplo) e tem facilitado o cotidiano de diversas famílias, além de trazer autonomia e melhorar a qualidade de vida do autista.
Informação super interessante e importante para que nós profissionais da educação se interagem com crianças autistas e até mesmo com crianças não autistas, mas que tem dificuldade em compreender e aprender