PECS: um recurso de comunicação

28/07/2023TEA no Dia a Dia1 Comentário

Conjunto de figuras facilita a rotina dos autistas e aumenta sua independência

O uso do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é muito comum na comunidade autista. Trata-se de um conjunto de figuras ou imagens ao qual o autista tem fácil acesso, e usa para se comunicar.

Por meio do PECS, o autista mostra, por exemplo, o que quer comer, onde deseja ir, de que objetos precisa e pode até mesmo permitir conversações.

As habilidades conquistadas pelos autistas a partir deste recurso podem ser inseridas no cotidiano dos pacientes, a partir de diferentes fases.

Uso do PECS permite que o autista, gradualmente, amplie seu vocabulário e aprimore sua capacidade de comunicação

  • Fase I: a criança entrega um cartão com a imagem de um item que deseja e recebe em troca o próprio item.
  • Fase II: ainda utilizamos figuras únicas para as trocas, mas em ambientes variados.
  • Fase III: a criança poderá escolher entre duas figuras.
  • Fase IV: é possível realizar a construção de frases, combinando uma variedade de figuras.
  • Fase V: deve-se incluir nas frases o uso de pronomes, adjetivos e verbos.
  • Fase VI: a criança aprende a responder perguntas simples.
  • Fase VII: a criança aprende a fazer comentários, perguntas e dar respostas.

Alguns pré-requisitos são importantes antes do uso desse instrumento. É fundamental que o indivíduo seja capaz de discriminar os itens, diferenciando cores e formas. Também é preciso que ele seja capaz de apontar, pegar ou entregar os cartões, além de manuseá-los adequadamente para identificar as opções e selecionar o item desejado.

À medida que o recurso é usado, o autista passa a compreender de forma cada vez mais clara os efeitos da sua comunicação

Na introdução desse instrumento na vida dos pacientes, é primordial que, durante o manejo, os itens sejam entregues imediatamente para o interlocutor. A ideia é reforçar as tentativas de comunicação e aumentar a probabilidade do comportamento se repetir, demonstrando que a ação gera um efeito no ambiente e uma consequência positiva para o autista.

O PECS deve ser utilizado nos mais diversos ambientes em que o indivíduo está inserido, pois possibilita aos ouvintes fácil compreensão. Além disso, produz a generalização da habilidade de se comunicar.

A eficácia desse recurso foi comprovada em uma grande variedade de pesquisas (aqui e aqui, por exemplo) e tem facilitado o cotidiano de diversas famílias, além de trazer autonomia e melhorar a qualidade de vida do autista.

Camila de Oliveira

Camila de Oliveira

Psicóloga do projeto TEA Assistencial do Instituto PENSI, com treinamento em Aplicadores em ABA pelo CBI of Miami, capacitação em Terapia ABA pela Academia do Autismo e curso de Supporting and Engaging Pleope with Autism pela Swinburne University of Technology.

1 Comentário

  1. Informação super interessante e importante para que nós profissionais da educação se interagem com crianças autistas e até mesmo com crianças não autistas, mas que tem dificuldade em compreender e aprender

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