Série “AUTS” reforça a importância da arte para a inclusão
Série “AUTS” reforça a importância da arte para a inclusão
A arte pode ser uma grande aliada na jornada de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Isso, sem dizer da sensibilização da sociedade como um todo para o tema da inclusão.
Foi pensando nisso que o talentoso ilustrador Renato Rebouças criou uma série audiovisual chamada “AUTS”. A história começou quando ele percebeu que um de seus filhos, diagnosticado com TEA, tinha muito interesse pela criação de animações. A partir daí, ele desenvolveu personagens e criou desenhos animados. Cada um deles é dublado por um membro da família e todos participam, o que torna a iniciativa ainda mais especial.
A AUTS nasceu do desejo de Renato e Fernanda ajudarem o filho Artur a se comunicar com o mundo. Entre os diferenciais, está a abordagem do tema de forma a incentivar o respeito à diferença de forma lúdica. O personagem central, inspirado em Artur, revela uma criança dentro do espectro autista participando ativamente do processo criativo e produtivo.
A série não é um conteúdo exclusivo para crianças com TEA. É uma série para crianças, mas com certas características que facilitam a compreensão para crianças com autismo. E ela vai além: destina-se também a familiares, educadores e toda sociedade, funcionando como um importante instrumento de inclusão e educação.
Arte para inclusão
Partindo do entendimento de que a arte promove diálogo e reflexão, os episódios são construídos a partir de diversos recursos e linguagens: “imagens, sons, audiovisual e tudo que estiver ao nosso alcance para promover experiências que auxiliem no desenvolvimento das crianças, na inclusão social e no respeito ao diferente, sempre de forma lúdica e divertida”, explica o site do projeto.
A série está no YouTube, se transformou em brinquedos, almofadas e outros itens, além de ser transmitida na TV Brasil/TVE na programação infantil, que acontece pelas manhãs.
Conhece alguém que possa se beneficiar com esse conteúdo? Compartilhe nosso post!
Conheça o projeto AUTS no link: https://eusouauts.com/
Seu trabalho é muito apreciado, obrigado!