Perfis que você não pode deixar de seguir

19/07/2024Destaques, TEA no Dia a Dia0 Comentários

Sabemos o quanto histórias podem comunicar, sensibilizar e mobilizar em prol de uma causa. Nesse sentido, algumas pessoas se destacam nas redes sociais, compartilhando suas vivências e desmistificando alguns tabus. Perfis de pessoas reais, com histórias com as quais muitos se identificam, são importantes para mais representatividade, pertencimento e informação. 

Pensando nisso, separamos alguns perfis que podem inspirar você a saber mais sobre inclusão e diversidade. 

Betina e Cecília: gêmeas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que participam de conteúdos de conscientização sobre o autismo. A mãe, Gabriela Vier, destaca a importância do diagnóstico precoce e busca ampliar o conhecimento sobre o tema por meio dos vídeos que produz com as filhas para as redes sociais. 

Raquel Nery: influenciadora com TEA e estudante de Medicina, ela conta com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok. Diagnosticada com autismo aos 16 anos, Raquel usa as redes sociais para compartilhar conteúdos variados, sua rotina e, claro, falar sobre o Transtorno do Espectro Autista. 

Também vale conhecer o perfil de Akin Sá, estudante de Farmácia na Universidade Federal do Paraná. Homem trans, com autismo e ativista na luta pela diversidade no Brasil, ele é criador de conteúdos sobre autismo no Instagram por meio da página “Hey Autista”. 

Aproveite e conheça também a história de Luciana Viegasmulher preta, com autismo e mãe de um menino também diagnosticado com TEA e não oralizado. Formada em Pedagogia, atua como educadora popular e inclusiva desde 2014. Em 2020, decidiu criar o perfil @umamaepretaeautistafalando para abordar seu diagnóstico tardio e a vida de uma mãe preta neurodivergente. 

Luciana é ativista da luta anticapacitista e antirracista e idealizadora do Movimento Vidas Negras Com Deficiência Importam. Pelos conteúdos que produz, Luciana entrou na lista D-30 Desabitily Impact List de 2022, premiação que reconhece lideranças que impactam a vida de pessoas com deficiência no mundo.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *