Contribuições da Arteterapia para pessoas com TEA

20/08/2024TEA no Dia a Dia0 Comentários

A arteterapia, como o próprio nome diz, usa a arte para promover um processo terapêutico em prol do bem-estar físico, mental e emocional de um indivíduo. A prática é recomendada para todos, em especial às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sabe-se que a expressão artística pode contribuir para desenvolver habilidades sociais, resolver conflitos e questões pessoais, reduzir o estresse e elevar a autoestima. Ela também ajuda na autoexpressão, indo além da linguagem falada.

Arte e Terapia

É fato que pessoas com autismo podem ter dificuldades na comunicação verbal ou em compreender as expressões faciais e a linguagem corporal, entre outras questões como a hipersensibilidade. Seja como for, a arteterapia tem contribuições a oferecer. Por isso, muitas vezes, ela é procurada por estar atrelada à Comunicação Suplementar e Alternativa, que trabalha com imagens e suportes visuais.

Assim como as pessoas com autismo são diversas, também são muitas as possibilidades da arteterapia. Em função disso, esse trabalho conta com profissionais graduados em saúde e devidamente especializados. As sessões variam muito, de acordo com as necessidades e individualidades de cada um.

Cada paciente é único

É fundamental, por exemplo, se atentar ao perfil sensorial de cada paciente. Como frisamos, a construção da intervenção conjunta com o terapeuta aplicador e o paciente é única e não há receita pronta.

Muitas pessoas com TEA já manifestam interesse natural por algum tipo de expressão artística. Saber acolher as individualidades é muito importante. Aqui, não se trata de desenvolver o potencial artístico do indivíduo, mas sim de aproveitar a arte como instrumento de acesso às emoções e de apoio ao desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e por aí vai. 

Um exemplo é a possibilidade de desenvolver habilidades motoras finas por meio da arte. Segurar um pincel ou modelar argila vai além do trabalho manual em si. Quando feitas de forma regular, as sessões podem contribuir para mais interação, sensibilização e amplitude do olhar sobre o outro e o mundo. Assim como cada pessoa é única, os resultados desse processo também são singulares.

Benefícios da arteterapia

A arteterapia pode trazer benefícios importantes para pessoas com TEA. Entre eles, estão:

  • Ganho na autonomia;
  • Mais autoestima;
  • Mais autoconhecimento;
  • Gerenciamento de comportamentos desafiadores;
  • Menos estresse;
  • Prevenção a crises sensoriais;
  • Desenvolvimento motor; 
  • E muito mais!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *