Infância e autismo: caminhos para um desenvolvimento positivo

30/05/2025TEA no Dia a Dia0 Comentários

 

Infância e autismo: caminhos para um desenvolvimento positivo

Quando uma criança recebe o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é natural que a família enfrente um período de incertezas sobre como agir. De toda forma, é preciso compreender que há caminhos e estratégias, baseadas em evidências, que contribuem para o desenvolvimento da criança e uma melhor qualidade de vida. O rearranjo do dia a dia passa por criar um ambiente estruturado, estimular a independência e valorizar habilidades individuais de crianças com TEA. O envolvimento dos pais é essencial nessa jornada. 

Mas como começar? Uma boa dica é buscar conhecimento, ler, conversar com outras pessoas e saber que cada indivíduo é único. Participar de grupos de apoio e buscar informações confiáveis é muito importante. Procure deixar de lado ideias preconcebidas sobre o assunto e abra-se para um novo olhar sobre o TEA. A seguir, compartilhamos orientações que podem contribuir para o suporte adequado a crianças neurodivergentes.

O TEA é diverso e pede adaptações

Com o diagnóstico em mãos, vale entender que o Transtorno do Espectro Autista abrange uma diversidade de manifestações e características, em diferentes níveis. Ou seja, nem todo mundo que tem TEA será igual, mas conhecer as experiências de outras famílias que já passaram por esse momento pode ser útil. Receber o diagnóstico ainda na infância é essencial para a intervenção precoce. Por isso, a orientação aqui é: busque avaliações e terapias especializadas conduzidas por profissionais de confiança. 

Procure acompanhamento multiprofissional para apoiar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e de comunicação da criança. Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais da área de educação inclusiva são importantes nesse processo e podem somar bastante no trabalho em conjunto com a família.

Ambiente doméstico mais acolhedor e acessível 

Um ambiente doméstico adaptado facilita a rotina de crianças com TEA e suas famílias. Por isso, é recomendado fazer adaptações em casa para que seu filho se sinta acolhido. Nesse sentido, busque criar espaços tranquilos e seguros, onde a criança possa se sentir confortável e respeitada. É fato que pessoas com TEA não lidam bem com excesso de estímulos, barulho intenso e imprevisibilidade. Assim, é importante que saibam que suas casas constituem um lugar onde podem relaxar e se sentir bem. 

Uma forma de apoiar o desenvolvimento da criança é utilizar cores e sinais visuais para facilitar a compreensão, além de reduzir, sempre que possível, o excesso de estímulos sensoriais. Todas essas adaptações contribuem para minimizar a ansiedade e a sobrecarga sensorial. Vale lembrar que algumas especificidades do seu filho só serão percebidas com o tempo, no dia a dia. Conhecer seus interesses e potencialidades ao longo desse processo será muito importante e ajudará na tomada de decisões sobre a rotina. Afinal, quem sabe ele gosta de música, de animais ou de arte? Utilizar os interesses da criança nessa adaptação da casa é uma estratégia que promove o desenvolvimento e respeita suas habilidades.

Rotina planejada

Além de um ambiente acolhedor, é preciso planejar uma rotina. Sabemos que nem tudo pode ser previsto e que algumas coisas podem sair do nosso planejamento. Mas, é importante evitar a falta de rotina, pois isso pode desregular emocionalmente a criança com autismo. A previsibilidade é fundamental para quem tem TEA e saber como será o dia a dia ajuda as crianças a se organizarem mentalmente, o que pode favorecer as oportunidades de desenvolvimento e reduzir episódios de irritabilidade, alteração de sono e interferência na aprendizagem, por exemplo. 

Dicas:

  • Estabeleça horários regulares.
  • Utilize recursos visuais para representar rotinas e atividades, tais como calendários, cronogramas e murais ilustrados. Um exemplo: ilustre a hora da refeição, o momento do banho, conte com recortes de revistas, figurinhas ou outras possibilidades que agradem mais a criança.
  • Apesar da rotina, seja flexível e crie um ambiente aberto à adaptação. Afinal, com o passar do tempo, as evoluções serão alcançadas, bem como novas descobertas acontecerão. 
  • Pesquise e veja alternativas de comunicação para melhorar a compreensão da rotina. 

Interação, sim

Outro ponto importante é pensar em como fortalecer a interação e a comunicação, inclusive a não verbal. É interessante lembrar também que dentro do universo de crianças que se comunicam verbalmente, há diferentes níveis de desenvolvimento de linguagem, e é necessário ajustar a comunicação para cada criança a fim de alcançar melhor compreensão.

Brincadeiras e contação de histórias são bem-vindas. Atividades como musicoterapia e arteterapia, com música e arte como instrumentos terapêuticos, podem ajudar a desenvolver habilidades motoras, comportamentais, cognitivas e de comunicação. Converse com um profissional e veja o que pode ser mais adequado para sua criança, considerando suas características e potencialidades. 

Vale saber que uma linguagem direta e objetiva, adaptada ao nível de compreensão de cada pessoa com TEA, também facilita a interação. 

Dicas: 

  • Evite metáforas e figuras de linguagem.
  • Com crianças em fase inicial de desenvolvimento de linguagem, adote uma comunicação direta e opte por perguntas com respostas como sim ou não, oferecendo opções.
  • Mostre que você respeita o tempo e o espaço da criança e que está ali para ajudar, pois confiança é essencial.
  • Valorize as potencialidades da criança e presuma competência na comunicação também.

Parceria com a escola

A escola é importante também para as crianças com TEA. E, mais do que isso: o ambiente escolar pode apoiar muito o desenvolvimento delas, especialmente durante a infância.

Busque referências e veja escolas comprometidas com a diversidade e a inclusão. Existem políticas de formação de professores e educadores para trabalhar com crianças neurodiversas. Converse na escola sobre as necessidades específicas da criança e facilite a comunicação entre todos os profissionais envolvidos.

O ambiente escolar, assim como o ambiente doméstico, também precisa ser acolhedor e acessível para os estudantes com autismo. Converse com profissionais especializados, busque informações, recomendações e veja o que pais de filhos com TEA têm a dizer. Toda experiência conta, assim como seu olhar.

Infância, inclusão e um futuro pela frente 

A infância é apenas uma parte da vida, mas talvez a mais determinante. Muito do que vivemos nessa fase repercute na vida adulta. Por isso, por mais que tenhamos reforçado a importância de uma rede de apoio, da equipe multidisciplinar e da escola, é fundamental lembrar: os pais exercem um papel essencial nessa jornada, pois eles são a base segura e constante por toda a vida de seus filhos.

Sabemos que a rotina pode ser desafiadora, mas é possível viver com qualidade quando se tem acesso à informação confiável e boas práticas, como as que citamos ao longo do texto. Muitas outras existem e podem ser criadas a partir da sua vivência. Mantenha uma atitude positiva, valorize e celebre cada conquista da criança. 

Uma infância vivida com amor, carinho e compreensão, contribui significativamente para uma vida adulta mais autônoma, confiante e integrada. Cada um de nós pode contribuir para uma sociedade mais inclusiva, com empatia e compreensão, respeitando as diferenças. Ao apoiar crianças com TEA ajudamos a criar indivíduos mais felizes e integrados à sociedade. 

Antes de ir, uma dica de ouro: hoje já existem diversas opções de lazer e espaços de convivência, como shoppings, cinemas e parques, adaptados para crianças com TEA. Procure o que acontece na sua cidade e experimente novas possibilidades de socialização e bem-estar.

Cada gesto de apoio a crianças com TEA é um passo rumo a uma infância mais digna e uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde a diversidade é vista como força e não como obstáculo.

Referências:

CAMINHOS DO AUTISMO. Autismo na infância: entendendo e acolhendo. Disponível em: https://www.caminhosdoautismo.org/autismo-na-infancia-entendendo-e-acolhendo. Acesso em: 8 maio 2025.

AUTISMO & REALIDADE. Promovendo o desenvolvimento positivo de crianças autistas. 14 jul. 2023. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/2023/07/14/promovendo-o-desenvolvimento-positivo-de-criancas-autistas/. Acesso em: 8 maio 2025.

 

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