Autismo nos livros infantis

15/11/2019TEA no Dia a Dia0 Comentários

Assim como nos filmes e séries, personagens com TEA começam a conquistar mais espaço nos livros para crianças

A leitura é um hábito muito importante de ser adquirido desde cedo. Além de ser um momento gostoso de conexão entre pais, mães e seus filhos, a história antes de dormir é também uma oportunidade de familiarizar a criança com a magia dos desenhos, personagens e narrativas dos livros. E é importante que o adulto perceba as preferências dos pequenos: tem quem goste mais de livros interativos, cheio de cores e abas, enquanto outros preferem as rimas a ilustrações.

A importância da leitura no imaginário das crianças nos deixa ainda mais animados ao ver, em paralelo com os filmes e séries, o aumento de livros infantis com histórias sobre autismo. Isto é positivo não apenas para as crianças com TEA, que passam a ver personagens parecidos com eles, como também para as crianças e adultos neurotípicos, que têm a chance de aprender de uma forma suave sobre a vida no espectro autista.

As quatro histórias que vamos conhecer hoje exploram as limitações e particularidades do autismo, num trabalho importante de informar o público geral sobre as características do transtorno. Mas, estes livros vão além do material didático e mostram como as crianças com TEA são diferentes sem deixar de serem conscientes, espertas e alegres.

Histórias apresentam o TEA de forma lúdica e leve, reforçando a aceitação das diferenças

O Menino Só | Rico em ilustrações, o livro de Andrea Taubman é resultado de uma pesquisa de 5 anos sobre o TEA. A linguagem poética leva o leitor a explorar os traços especiais do Menino Só. O texto fala de uma forma muito sensível e cuidadosa sobre como os autistas não apresentam diferenças físicas visíveis, mas possuem seus mundos interiores, que funcionam de um jeito todo próprio.

Meu amigo autista | O novo aluno chama a atenção de Maria: ele é autista, diferente de todas as outras pessoas que ela conhece. O livro mostra como as limitações do TEA não impedem a amizade entre as crianças. E a história encanta ainda mais por ser baseada na vida real: a autora, Maria Eduarda, de 10 anos, conheceu João Pedro, um autista não verbal, na escola e decidiu escrever o livro depois de perceber que não havia muitas informações sobre autismo numa linguagem acessível para crianças.

A escova de dentes azul | O nascimento do filho Romeo fez o apresentador Marcos Mion se tornar um embaixador da comunidade autista. A história começa com os pedidos das crianças para o Papai Noel. Enquanto os irmãos queriam os brinquedos mais modernos, Romeo surpreende a família com a sua pureza e simplicidade, relembrando a todos do verdadeiro significado do Natal.

A cigarra autista | Em parceria com o músico Márcio Pascoal, a artista Anna Torres apresenta uma versão totalmente nova da fábula “A Cigarra e a Formiga”. Passada na floresta amazônica e com participação de personagens da fauna e do folclore brasileiros, a história mostra uma cigarra que é uma grande trabalhadora. De forma lúdica, a obra fala da aceitação das diferenças e do amor como a base para um mundo melhor. O livro ainda vem com um CD com músicas e o texto narrado.

Então, na próxima vez que você for comprar um presente para uma criança, seja ela autista ou não, dê uma olhada na sessão de livros. E não deixe de contar pra gente se tem outro livro infantil que você recomenda!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.