Autistas e artistas

10/03/2020TEA no Dia a Dia0 Comentários

Entidade americana treina artistas visuais com TEA para o mercado cinematográfico

A série de comédia Atypical, produzida pela produtora do canal de streaming Netflix é sucesso mundial. Quando foi lançada sua terceira temporada, em 2019, esteve no topo do ranking das séries mais maratonadas pelo público. O que muita gente não sabe é que a segunda temporada e a terceira temporadas da série tiveram participações de uma equipe de artistas autistas.

Em uma realidade em que cerca de 80% das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão fora do mercado de trabalho, um grupo de mães e pais, determinados a mudar o futuro de seus filhos e outras crianças e adultos com autismo, fundaram em 2011 a Exceptional Minds [Mentes Excepcionais, em tradução livre].

A organização é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a formar profissionais com TEA especializados em efeitos visuais para o mercado de audiovisual. Hoje, eles oferecem cursos de verão e introdutórios, uma formação de três anos que está na 6ª turma e um treinamento de um ano para o mercado, além de serviços para acompanhamento dos profissionais.

Além de formar profissionais, entidade ajuda a inserir autistas no mercado de trabalho

Localizada em Los Angeles, a Excepcional Minds não oferece apenas a formação técnica. Por ser voltada para a capacitação de indivíduos com TEA e sua inserção no mercado audiovisual, eles se preocupam também em trazer as ferramentas comportamentais necessárias ao mundo do trabalho e que representam grande desafio para esses indivíduos. O principal objetivo da organização é dar fim aos estereótipos, que acarretam preconceitos e expectativas equivocadas sobre a capacidade das pessoas com TEA.

Para garantir que seus formandos tenham oportunidades no mercado e quebrar de vez o ciclo do preconceito, a Exceptional Minds oferece um treinamento para possíveis empregadores, garantindo que a inserção de seus formandos aconteça de forma efetiva. E, claro, auxilia seus alunos na criação de um portfólio, preparação para entrevistas e também a superarem barreiras que podem dificultar a inserção no mercado. “Aprendi a desenhar com mais rapidez e a não usar tanto a borracha. Hoje desenho usando uma caneta e um bloco de desenho”, é o depoimento Naseem Sabokpey, animador formado em 2018 na academia da entidade.

Com tantos talentos reunidos em um só espaço, a Exceptional Minds passou a funcionar também como um estúdio de efeitos visuais. Eles trabalham com projetos de efeitos visuais em filmes e também realizam vídeos de animação. Com uma equipe formada por vários ex-alunos, o estúdio Exceptional Minds vai aos poucos se inserindo no mercado de animação e pós-produção audiovisual, com excelentes resultados.

Parcerias com grandes estúdios rende elogios ao time de artistas com TEA

Entre parceiros para os programas de treinamento da academia após a formatura e clientes do estúdio, o Exceptional Minds já conta com o Cartoon Network, os estúdios Marvel, o canal HBO e a plataforma Netflix, entre outros. Victoria Alonso, vice-presidente executiva dos estúdios Marvel, ao fazer uma visita, percebeu o potencial daqueles que passavam pela entidade e não se arrependeu de contar com eles para a pós-produção. O estúdio foi contratado para efeitos visuais em filmes como Pantera Negra e  Vingadores: a era de Ultron.

“A equipe completou 43 tomadas em estéreo para Planeta dos Macacos: a revolta dentro do prazo e com o melhor padrão de qualidade”, disse Ryan Stafford, produtor de efeitos visuais da Fox, outra cliente do estúdio.  “Espero que vocês estejam tão orgulhosos como nós de ver o trabalho de vocês na tela”, foi o recado de Christopher Townsend, supervisor de efeitos visuais de Vingadores: a era de Ultron.

Em Atypical, além de uma animação para o terceiro episódio da segunda temporada, os artistas da Exceptional Minds participaram da criação de um grande mural para divulgar a terceira temporada da série. E não parece que o trabalho vai parar: entre os filmes com indicação ao Oscar de 2020 na categoria efeitos visuais, a equipe Exceptional Minds apareceu duas vezes. Os artistas de mentes excepcionais contribuíram com Starwars: a ascensão de Skywalker e Vingadores: Endgame. “A força está do lado desses caras. Foi uma honra trabalhar com um grupo tão inspirador de jovens profissionais” , disse Jim Jensen, da equipe de Starwars.  

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.