Softwares para o auxílio diagnóstico e de educação inclusiva
Clínicas e escolas usam cada vez mais a tecnologia para se adaptarem cada vez mais às necessidades específicas dos autistas
Atualmente, existem diversos softwares para o diagnóstico e auxílio educacional de alunos e pacientes autistas.
Com o conceito de inclusão escolar, digital e social, as escolas estão se adaptando cada vez mais para atender às demandas específicas por meio da tecnologia. As clínicas também estão buscando alternativas de ferramentas que possam auxiliar o processo diagnóstico, que geralmente pode durar meses ou até anos.
Acesso às novas tecnologias pode significar maior chance de diagnóstico precoce
O Cognoa ASD Diagnosis é um software que auxilia o diagnóstico precoce na idade de 15 meses a 5 anos de idade. O seu uso foi aprovado por um órgão regulador de saúde estado unidense.
Na prática, o programa levanta dados obtidos por meio de questionários respondidos por familiares, cuidadores, professores e outros profissionais que tenham convivência com aquele paciente em avaliação. Se houver dados suficientes que se equiparam aos critérios para o diagnóstico de autismo, o aplicativo informa se o caso é positivo ou negativo.
Suporte para comunicação e adaptação sensorial também podem ser oferecidos com recursos tecnológicos
Hoje em dia, temos várias tecnologias assistidas que auxiliam desde atividades simples do cotidiano até a adaptação de um automóvel para uma pessoa que necessita de tal modificação.
Para os autistas, as tecnologias assistivas são voltadas às seguintes áreas:
- Comunicação aumentativa e alternativa (CAA);
- Recursos de acessibilidade ao computador;
- Sistemas educacionais online;
- Sistema de controle de ambiente;
- Projetos arquitetônicos para melhor adaptação sensorial e
- Recursos utilizados para traduzir os conteúdos em imagens e pequenos textos.
Jogos digitais são alternativa como apoio ao desenvolvimento acadêmico de autistas
Sobre a comunicação aumentativa e alternativa, trata-se de um processo de produção de pranchas de comunicação por imagens, que são vocalizadas através de um software. Esse recurso pode ser utilizado em notebooks ou tablets, o que propicia a utilização em diversos ambientes, seja dentro ou fora da casa do paciente.
Já na acessibilidade ao computador, existem hardwares e softwares criados especialmente para tornar o equipamento acessível a pessoas com sensibilidade sensorial, como a diminuição do brilho da tela e atenuação do som de avisos e notificações.
Outra tecnologia comumente utilizada é o apoio acadêmico com sistemas educacionais online e jogos digitais, que são instrumentos que contribuem para o desenvolvimento de educação de qualidade e interessante ao mesmo tempo. Eles oferecem momentos lúdicos, interativos e com o conteúdo acadêmico necessário. Também aumentam a chance de aprendizado de conceitos, informações e habilidades.
Confira opções de aplicativos que podem contribuir com a sua rotina
Aqui estão algumas indicações de jogos e aplicativos online:
- Jade – Plataforma online para utilização via celular com jogos de associação com categorias de alimentos, animais, números, cores e formas.
- ABC Autismo – Aplicativo que auxilia no processo de aprendizagem de crianças autistas por meio de atividades interativas e pedagógicas. Possui quatro níveis de dificuldade e 40 fases interativas. É utilizado com frequência por professores, psicólogos e terapeutas para avaliar crianças autistas.
- First Then – Oferece suporte às pessoas com autismo por meio do uso de imagens e falas que informam sobre os acontecimentos diários ou sobre as diferentes etapas necessárias para completar uma atividade específica.
- PictoTEA – O programa permite que as crianças se comuniquem por meio de imagens. Com uma interface muito simples e amigável, permite personalizar os diferentes estágios de acordo com o grau de dificuldade de cada um.
- Auts – Aplicativo que contém uma série animada de 26 episódios e opções para desenhar figuras geométricas e associá-las a objetos do cotidiano.
- Aiello – Aplicativo que permite associar nomes e imagens de objetos, ampliando o vocabulário da criança. O personagem principal solicita que o participante ache palavras durante o jogo.
Yasmine Martins
Psicóloga Clínica formada pelo Centro Universitário São Camilo, com especialização em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), aprimoramento em Psicologia Hospitalar e mestrado em Ciências da Saúde Infantil no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (IAMSPE). É doutoranda em Saúde Baseada em Evidências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
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