Como construir um espaço seguro e acolhedor para as férias em casa
As férias podem ser uma grande oportunidade para fortalecer os laços familiares e promover momentos de relaxamento e diversão. Com mais tempo juntos, é possível também observar pontos que, muitas vezes, na correria do dia a dia, passam despercebidos dentro de uma família.
Para crianças, esse período pode ser de descobertas e novidades, já para pais e cuidadores, pode ser a hora de fortalecer os vínculos e estar mais perto dos filhos.
Um ambiente doméstico seguro é uma necessidade para toda e qualquer criança, mas quando pensamos em crianças dentro do espectro autista, a criação de um espaço acolhedor é ainda mais importante para que possam se sentir confortáveis com a quebra da rotina no período das férias escolares
Casa segura
Pensando no bem-estar e no desenvolvimento infantil, é importante identificar e minimizar os riscos em cada cômodo da casa. Para isso, reunimos algumas estratégias que podem ser muito úteis nesse contexto:
Utilize proteções em tomadas, organize fios e cabos fora do alcance e evite objetos cortantes ou pontiagudos à mostra. Almofadas e materiais macios podem ser usados para amortecer cantos de móveis.
Organize os ambientes de maneira previsível, proporcionando à criança uma sensação de segurança e conforto. O uso de etiquetas visuais, como imagens ou palavras, pode indicar a localização de itens em cada espaço.
Mantenha o ambiente com menos itens que possam gerar sobrecarga sensorial, e ofereça espaços tranquilos para momentos de descanso.
Ambientes sensorialmente agradáveis
Um ambiente acolhedor deve considerar as necessidades sensoriais da criança. Reduzir estímulos excessivos, como ruídos altos, luzes brilhantes ou aglomerações, ajudam a contribuir para uma atmosfera de calma. No entanto, é igualmente importante oferecer estímulos com texturas agradáveis à criança, cores suaves e espaços para movimentos livres.
Estabeleça uma área específica para brincadeiras sensoriais com objetos que despertem interesse e promovam relaxamento.
Lembre-se de envolver a criança no processo, observando suas necessidades e preferências para criar um lar adaptado e inclusivo.
Rotinas flexíveis, e agora?
Embora as férias representem uma pausa nas atividades habituais, é importante manter uma estrutura mínima, principalmente, para crianças e adolescentes dentro do espectro autista. Uma dica é planejar uma rotina visual simples, com horários para brincar, relaxar e realizar atividades específicas para ajudá-la a se sentir segura mesmo em períodos de mudança. Recursos como quadros ou aplicativos visuais são úteis para prever e organizar o dia.
Engajamento e movimento
Para algumas crianças com autismo, atividades que envolvem movimento e interação social são necessárias para favorecer o engajamento e auxiliar na manutenção de habilidades e na continuidade do desenvolvimento. Jogos com bola, atividades com música e caminhadas no parque com a família ou amigos, são exemplos de momentos que promovem lazer e aprendizado.
É importante, contudo, observar sinais de cansaço ou desinteresse da criança, e oferecer momentos de pausa para evitar desregulação por estresse ou sobrecarga sensorial. Orientação dos profissionais que acompanham a criança também podem ajudar na seleção de atividades para o perfil de cada criança e o planejamento do período de férias.
Conexão Familiar
Jogos colaborativos, atividades artísticas e culinárias simples são exemplos de experiências que fortalecem os laços afetivos e permitem que todos se divirtam. Brincar ao ar livre, quando possível, também estimula a criatividade e contribui para a regulação emocional.
A chave está em adaptar as atividades às preferências de cada criança.
E lembre-se: não há receita de bolo. Cada criança é diferente e o que funciona para uma, pode não funcionar para outra. Experimente e dialogue.
Referências
- Autismo e quebra da rotina exigem planejamento: (https://autismoerealidade.org.br/2023/12/01/nas-ferias-quebra-da-rotina-exige-planejamento-para-amenizar-estresse-de-autistas/)
- Aprender Brincando: Guia completo com atividades para as férias
- Genial Care: Férias e Autismo – 5 dicas
- Urben: Transformar sua casa em um paraíso nas férias escolares
0 comentários