Os primeiros sinais do TEA

20/03/2019Diagnóstico35 Comentários

É possível identificar alguns traços dos distúrbios do espectro já em bebês

Muitos pais se preocupam com alguns pontos do desenvolvimento da criança e com o aumento da incidência do Transtorno do Espectro Autista, que já afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas o diagnóstico do TEA é algo delicado porque o distúrbio se manifesta em diferente níveis de intensidade em cada portador. Além disso, alguns sintomas tipicamente associados ao autismo podem ser vistos em crianças com outras desordens de desenvolvimento.

Abaixo, listamos alguns comportamentos que são indícios importantes de serem observados. Alguns destes traços se manifestam nos primeiros meses de vida, e no geral é possível fazer um primeiro diagnóstico em bebês de 18 meses. No entanto, vale lembrar que, em caso de suspeita de autismo, é importante que a criança seja avaliada por uma equipe médica multidisciplinar para averiguar o caso e estabelecer o tratamento adequado.

 

O autismo provoca alterações no comportamento e nas habilidade sociais e de comunicação

Alterações sociais

  • Resiste aos carinhos; vira-se de costas ou se afasta;
  • Faz pouco ou nenhum contato com o olhar;
  • Mostra pouca ou nenhuma expressão em resposta ao sorriso da mãe ou do pai;
  • Pode evitar seguir o olhar ou acompanhar o dedo de um adulto que está pai está apontando;
  • Não aponta para objetos ou eventos para mostrar ou chamar a atenção dos pais;
  • Raramente traz objetos para mostrar com o intuito de compartilhar o seu interesse;
  • Raramente mostra expressões faciais apropriadas à situação vivenciada;
  • Dificuldade em reconhecer o que os outros podem estar pensando ou sentindo ao ver as suas expressões faciais;
  • Menos propensos a demonstrar preocupação (empatia) com os outros;
  • Dificuldade em estabelecer e manter amizades.

 

Alterações de Comunicação

  • Demora para iniciar a falar. Aos 18 meses, uma criança com TEA pode não fazer tentativa alguma para compensar o atraso da fala (com gestos ou expressões faciais) ou pode se recusar a falar;
  • Pode repetir exatamente o que os outros dizem, mas sem compreender o seu significado (repetição ou ecolalia);
  • Responde aos sons (como uma buzina de carro ou miado de um gato), mas são menos propensos a responder quando chamado pelo nome;
  • Pode referir-se a si mesmo como “você” e aos outros como “eu” (inversão pronominal);
  • Raramente inicia ou mantém uma conversa;
  • Menos propensos a usar brinquedos ou outros objetos para representar pessoas ou a vida real em brincadeiras;
  • Pode ter uma boa memória, especialmente com os números, músicas, jingles de TV, ou um tópico específico.

 

Alterações Comportamentais
(Estereotipados, repetitivos e padrões restritos)

  • Pode balançar o tronco, fazer rotação, girar os dedos, ou bater as mãos (comportamento estereotipado);
  • Gosta de rotinas, ordem e rituais;
  • Pode ser obcecado com algumas atividades, fazendo-as repetidamente durante o dia;
  • O mais provável é que brinque com partes de brinquedos em vez de usar o brinquedo todo (por exemplo, rodas de um carrinho);
  • Pode ter habilidades dissidentes, como a capacidade de ler em uma idade precoce, mas muitas vezes sem entender o que isso significa;
  • Não chora quando sente dor ou parece não ter qualquer medo;
  • Pode ser muito sensível ou insensível a estímulos sensoriais: cheiros, sons, luzes, texturas e toque;
  • Pode fazer uso incomum da visão, como por exemplo, olhar para os objetos a partir de ângulos incomuns;
  • Pode ter interesses incomuns ou intensos, mas restritos.

 

Para entender mais sobre as características do autismo, veja a nossa cartilha. E se você precisa de ajuda profissional especializada, consulte a nossa lista de Instituições de Apoio em todo Brasil.

 

35 Comentários

  1. Sandra

    Tenho um filho com 3anos que não fala corretamente fica nervoso a toa.quer ser sempre o primeiro não aceita perder n fixa diretamente no meu olhar e agora está fazendo xixi no copo como se fosse fazer exames

    Responder
      • S.Garcia

        Boa noite, tenho um filho de 1 ano e 10 meses, ele canta as músicas da tv mas nunca falou Papai ou mamãe. Quando quer alguma coisa me puxa pela mão e me leva aonde quer, pula bastante quando fica feliz e responde ao chamado quando quer. Tudo q pega pensa que é uma baqueta e bate em tudo como se fosse bateria. Ele tem expressão facial, corresponde a um sorriso, abraço quando chego do trabalho e gosta muito de ver desenho na tv. Não tem contato com crianças do seu tamanho ainda, pois só vai para escola ano que vem.

        Responder
          • Damares

            Meu filho tem 2 anos e oito meses ele é anti social se recusa cumprimentos ou carinho das pessoas vive em crise de nervoso, as vezes anda nas pontas dos pés

          • Equipe Autismo e Realidade

            Olá, o mais recomendado para pais que identificam comportamentos atípicos em seus filhos é marcar uma avaliação com um pediatra. A nossa página Instituições de Apoio traz uma lista com especialistas em TEA em todo o Brasil: https://autismoerealidade.org.br/convivendo-com-o-tea/instituicoes-de-apoio/

        • Eliane de Fátima Francisco

          Boa tarde, me chamo Eliane, venho aqui buscar uma orientação, um amigo tem um filho com 10 anos, ele está na terceira série, foi reprovado na escola acho que umas duas vezes, ele e uma criança que não fala direito, não faz as coisas certas, não tem dependência nenhuma, tudo tem que ser na mão dele, gostaria de saber como posso ajudar ele ?

          Responder
          • Equipe Autismo e Realidade

            Olá, o mais recomendado para pais que identificam comportamentos atípicos em seus filhos é marcar uma avaliação com um pediatra. A nossa página Instituições de Apoio traz uma lista com especialistas em TEA em todo o Brasil: https://autismoerealidade.org.br/convivendo-com-o-tea/instituicoes-de-apoio/

        • Tania

          Tenho uma priminha que vai fazer 2 anos e a lingua sempre p fora eu pesquisei google disse que podia ser grau autismo alguem sabe responder

          Responder
        • Roberta Soares

          S.Garcia, meu filho é exatamente assim, tudo é uma baqueta, só fala não, hoje ele tem 2 anos e 4 meses, estamos investigando se é o TEA, mas isso nos angustia muito.

          Responder
  2. Thamiris

    Boa noite…minha bebê está com 3 meses e olha tudo,eu falo com ela, e ela procura, mais não fixa o olhar em mim, ela sorri quando escuta minha voz ela até grita de felicidade mais ainda não me olha, ela tem mania de olhar só para um lado e o pescoço também. Será que ela tem autismo ?

    Responder
      • Natália

        Tenho uma bebê de 1 ano eela e bem agressiva chorona sempre brinca agredindo ainda não anda e não faz esforço pra isso não fala nada só neném converso com ela mais ela só fala neném… Será q devo me preocupar!?

        Responder
    • Aline Sampaio Berezansky

      Olá! Trnho uma bebê de 2 anos e 3 meses que não fala quase nada. Me parece bem ativa, mas quase sempre ignora alguns comandos do tipo para repetir palavras, pega isso ou aquilo. Acompanhando algumas matérias sobre autismo, fiquei preocupada se ela se encaixa nesse espectro, estou aguardando a próxima consulta com o pediatra e com fono. Necessariamente, a criança que não fala têm autismo?

      Responder
      • Equipe Autismo e Realidade

        Oi, Aline, a criança pode não falar por diferentes motivos, como surdez ou algum problema de formação nas cordas vocais. O melhor a fazer é procurar o pediatra que vai analisar a criança para entender as causas prováveis deste atraso.

        Responder
    • Andrea Vaz dos Santos

      Meu bebê tbm não me olhava de bebezinho enquanto mamava, mas eu vi na TV que a criança olhando para sempre um lado pode ser problema em um dos olhos.

      Responder
  3. adriana

    crianças com autismo podem ser agressivas,choronas, ou por exemplo ter crises de chorro do nada,ao ponto dele não querer que o pai ou a mae chegue perto?

    Responder
  4. Cida

    Meu filho gosta de brincar com as letras quebra cabeça

    Responder
  5. Mara

    Minha filha tem 11 anos, faz 3 anos que vai na psicóloga a pedido da escola, ela apresentava sintomas fortes de autismo quando era pequena, ela arrancava cílios, cabelos, sobrancelha, se balançava, fazia barulhos com a boca, muitas vezes se desligava e ficava olhando pro nada etc, ela aprendeu a ler sozinha com gibis, com o tempo os sintomas diminuíram muito, hoje ela é super independente, carinhosa, a melhor aluna da sala, porém as vezes ela ainda se balança, se desliga das situações e fica muito estressada quando acontece alguma mudança na rotina, ela tem fixação por calendários e marca tudo o que vai fazer, a minha dúvida aqui é que a psicóloga nunca observou minha filha como autista, ela diz que ela tem uma inteligência acima da média e uma personalidade muito independente e isso precisa ser trabalhado pq se socializar é importante, mas ela é uma criança sadia e feliz, percebo que minha filha quanto mais cresce mais abandona esses “hábitos” será que é por isso que a psicóloga nunca citou o autismo? Isso me deixa muito encucada.

    Responder
  6. Teka

    Tenho uma bebe de 3 meses e ela chora o tempo inteiro. Só n chora qndo ta no peito e dormindo. E mamar ela mama o tempo inteiro mas sempre se puxando. Nao se interessa por brinquedos, nao fixa tanto o olhar, e fica mtt c as maos p cima e puxando a orelha e o cabelo. Com muito esforço conseguimos arrancar algum sorriso e uns barulhinhos de conversa mas dura pouco e ela ja volta a chorar irritada. Comparando com a Minha sobrinha de 3 meses e umas semanas na frente da minha, ela ja faz tudo. Brinca, pega os brinquedos, ri o tempo todo… fico preocupada. Ainda nao conversei com a pediatra pois acho cedo. Vc poderia me dar algum parecer sobre?

    Responder
      • Ubiracy da Silva Reis

        Olá bom dia tenho um filho de 3 anos , ele fala papai , mamãe , cavalo , titio , xixi , brinca normal dança aprendeu a mostrar o dedo para as pessoas , está chingando , corre pula , mais não consegue falar mais nenhuma palavra , entendi tudo sabe pegar tudo que pedimos , só que o pediatra dele mandou procurar uma Fonodiologa e escreveu na guia suspeita de autismo , a fono disse que é atraso na fala

        Responder
      • Renan

        Boa noite, meu filho tem 1 ano e 1 mês, das caracteristicas descritas no texto acima identifico ele com algumas q são as seguintes:
        – fixação em parte de objetos, especificamente rodas de carros ou qualquer coisa que faça o movimento rotativo.
        – Não chora quando sebte dor. Na verdade não que ele não chore mas algumas vezes que bateu alguma parte do corpo que esperávamos que ele fosse chorar porém não chorou.
        – as vezes quando irritadoj oga seu corpo para traz com toda força as vezes quase batendo a cabeça no chão.
        – puxa os próprios cabelos ou bate com as duas mãos na própria cabeça.
        – é um pouco agressivo comigo e minha esposa

        Responder
    • Pai

      Bebês tem fases de desenvolvimento diferentes; pelo seu relato avalie se o alimento que você está fornecendo está sendo suficiente. Nesta idade os bebês costumam chorar por fome ou cólica. Espero ter ajudado, ajuste a rotina. Sucesso.

      Responder
  7. Erika

    Oi,tenho um filho de 4 anos,não fala frase ,está sendo acompanhado e não tem ainda diagnóstico fechado,tô angustiada ,ele não fala frase,mais fala cor,números, cores,animais canta com um jeito que podemos entender,fica irritado com é contrariado,mais a neuropediatra não fecha laudo isso me mata por dentro

    Responder
  8. Vanessa Castro

    Bom dia!
    Tenho uma filha de 4 meses…
    Ela agora está com manias de ficar girando o braço de forma repetitiva, ha algum tempo atras ela fica com o bracinho duro virado para trás. Tem muita sensibilidade a sons e chora muito…as vezes por nada mesmo!!
    Estou preocupada!
    Pode der indício de autismo?

    Responder
  9. Edna Silva Pires Andrade

    meu filho fica muito nervoso bate a cabeça nas coisa irrita fácil chora muito não olha no olho

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *