O sono das crianças com TEA: rotina é a grande aliada

19/06/2019 | TEA no Dia a Dia | 0 Comentários

Dificuldade para pegar no sono ou acordar muito cedo é muito comum entre autistas

Assim como crianças com desenvolvimento típico, as crianças autistas podem apresentar dificuldade para dormir. Crianças em idade escolar costumam precisar de 10 a 11 horas de sono por noite. No entanto, muitas crianças com TEA parecem necessitar de menos tempo. É importante ter isso em mente, pois colocar uma criança mais cedo na cama “para dormir mais” pode, de fato, tornar mais difícil para que a criança pegue no sono.

A nossa cartilha Estratégias para melhorar o sono de crianças com transtornos de espectro do autismo apresenta uma série de sugestões para criar uma rotina saudável de sono, baseadas em pesquisas e na experiência clínica de especialistas no sono. Problemas como dificuldade para pegar no sono, para permanecer dormindo ou acordar muito cedo são comuns, mas outros sintomas, como roncar, apresentar falta de ar durante o sono e/ou fazer xixi na cama podem requerer uma avaliação mais detalhada e tratamento por um especialista em sono.

 

Atividades relaxantes devem ser repetidas na mesma ordem todos os dias

No geral, a primeira coisa a ser avaliada é o ambiente onde a criança dorme. Como crianças autistas podem ser mais sensíveis a barulhos que não incomodam outras pessoas, é preciso avaliar se coisas como água corrente ou barulhos da casa estão atrapalhando o sono. Crianças com TEA também podem ter problemas de sensibilidade a coisas como textura dos lençóis e pijamas. É importante conversar com o seu filho para entender se essas coisas o incomodam. Por exemplo, ele prefere pijamas apertados ou soltos? Cobertas leves ou pesadas?

Outro passo importante é a criar hábitos na hora de dormir que sejam curtos, previsíveis e esperados. Uma boa rotina, seguida por todos os responsáveis e cuidadores, é uma ferramenta ótima para a ensinar o seu filho a relaxar e se preparar para dormir. Desta forma, a rotina deve incluir atividades relaxantes e evitar como programas de televisão ou jogos eletrônicos empolgantes, música alta ou luzes brilhantes, além de atividades como correr, pular e brincadeiras energéticas.

 

A cartilha ensina também a montar um um cronograma visual para ajudar a criança a visualizar todas as etapas necessárias até dormir e que serão realizadas a mesma ordem, todas as noites. Para ver todas as orientações, acesse a cartilha aqui. 

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