Carlo, 4 anos: Apaixonado pela escola, pelos amigos e por sushi

21/06/2019 | Histórias | 8 Comentários

Diagnóstico de autismo fez a família se tornar ativista

Carlo é um menino muito amável que gosta de encontrar os amigos e comer sushi. Com 4 anos, o menino se destaca pela boa memória e por adorar ir à escola com irmão mais velho. Para os pais Darline e Luiz Henrique, ter um filho autista provocou uma mudança positiva na família e trouxe junto a vontade de ajudar outras famílias, divulgando informações sobre o transtorno e os tratamentos disponíveis.

“O TEA acrescentou muita coisa boa na nossa vida, trouxe grandes amizades, e me colocou em um círculo de pessoas que eu jamais imaginaria ter contato. Hoje eu vejo que todo esse aprendizado me ajudou a chegar onde estou, por isso sempre divulgo, converso e falo sobre o tema”, explica Darline, que participa como voluntária do Grupo Gradual, organização especializada no acompanhamento de crianças autistas com base no método ABA.

Buscar ajuda especializada cedo foi fundamental para a boa adaptação de Carlo

Menino autista Carlo com mãe e irmão

Carlo com a mãe e o irmão mais velho

Mas se a adaptação de Carlo e da família à nova rotina foi positiva, o mesmo não pode ser dito da confirmação do diagnóstico. Assim como muitos pais, Darline e Luiz Henrique tomaram um susto ao receber a notícia de que o filho era autista principalmente pela falta de informação e contato com outras famílias e crianças na mesma condição. “No início a gente ficou meio perdido, mas logo compreendi que tinha que procurar ajuda. Após três dias do diagnóstico eu procurei uma clínica para iniciar a intervenção”, relembra a mãe.

Para Darline, compartilhar informações sobre o TEA foi fundamental para construir uma rede de apoio para o menino. “Nossa família acolheu o Carlo, pois desde sempre eu expliquei: a essência dele não vai mudar por causa do autismo. Ele é um filho, um neto, como os outros. E eu procuro deixar bem aberto para todo mundo que eu convivo, no prédio, minhas amigas e na escola, nada é escondido”. O casal acredita muito no potencial de Carlo e fazem diversos planos com o menino, como o projeto de escrever um livro juntos.

8 Comentários

  1. Ivone

    Darline e Luiz, vcs foram abençoados com a vinda do Carlo!
    Escolhidos por Deus! Ele é um anjo enviado por Deus para fortalecer a família de vcs.

    Responder
    • Darline

      Obrigada querida , estamos no caminho!

      Responder
  2. Renata

    🤩🤩🤩🤩🤩🤩

    Responder
  3. Maria Tatiana Paz de Correia

    Um dos melhores amigos do meu filho na escola fundamental é o Valentin, autista e muito integrado socialmente na escola como atualmente na faculdade, viaja sozinho até para o exterior e realmente uma pessoa fabulosa com grandes aptidões.

    Responder
    • Beth Ribeiro

      Parabéns Darline, deus lhe deu a benção e uma missão, que você está cumprindo de uma forma incrível. Nada é por acaso. O Carlo e muito lindo, inteligente e encantador. Sou fã número 1 dessa sua riqueza.

      Responder
    • Darline

      Essa é a ideia, tornar nossos filho independente e um amigo exemplo para todos conhecerem e aprenderem a conviver.

      Responder
  4. Ana Virgínia

    Darline, te admiro muito e é muito bom encontrar com o Carlo no elevador do prédio ou no bairro e ouvir aquela doce voz dizer: bom dia tia Gina😍
    Fico muito feliz com a evolução que ele está tendo a cada dia!!!
    Carlo te mostrou um lado lindo da vida.
    ❤️

    Responder
  5. Regina

    Lindo a aceitação e principalmente participação como um todo para com o filho
    Quando vemos que pessoas se unem para o melhor e aprendiZado como o Grupo Gradual vemos que a união sempre terá como o retorno o melhor 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *