Carlo, 4 anos: Apaixonado pela escola, pelos amigos e por sushi
Diagnóstico de autismo fez a família se tornar ativista
Muito amável, Carlo gosta de encontrar os amigos e comer sushi. Com 4 anos, o menino se destaca pela boa memória e por adorar ir à escola com irmão mais velho. Ele é um dos personagens da nossa exposição fotográfica Meu Super Herói, criada para celebrar o Dia Mundial do Autismo deste ano. O projeto convidou sete famílias de crianças e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista para apresentar motivo pelo qual eles são super-heróis na vida cotidian
Para os pais Darline e Luiz Henrique, ter um filho autista provocou uma mudança positiva na família e trouxe junto a vontade de ajudar outras famílias, divulgando informações sobre o transtorno e os tratamentos disponíveis. “O TEA acrescentou muita coisa boa na nossa vida, trouxe grandes amizades, e me colocou em um círculo de pessoas que eu jamais imaginaria ter contato. Hoje eu vejo que todo esse aprendizado me ajudou a chegar onde estou, por isso sempre divulgo, converso e falo sobre o tema”, explica Darline, que participa como voluntária do Grupo Gradual, organização especializada no acompanhamento de crianças autistas com base no método ABA.
Buscar ajuda especializada cedo foi fundamental para a boa adaptação de Carlo
Mas se a adaptação de Carlo e da família à nova rotina foi positiva, o mesmo não pode ser dito da confirmação do diagnóstico. Assim como muitos pais, Darline e Luiz Henrique tomaram um susto ao receber a notícia de que o filho era autista principalmente pela falta de informação e contato com outras famílias e crianças na mesma condição. “No início a gente ficou meio perdido, mas logo compreendi que tinha que procurar ajuda. Após três dias do diagnóstico eu procurei uma clínica para iniciar a intervenção”, relembra a mãe.
Para Darline, compartilhar informações sobre o TEA foi fundamental para construir uma rede de apoio para o menino. “Nossa família acolheu o Carlo, pois desde sempre eu expliquei: a essência dele não vai mudar por causa do autismo. Ele é um filho, um neto, como os outros. E eu procuro deixar bem aberto para todo mundo que eu convivo, no prédio, minhas amigas e na escola, nada é escondido”. O casal acredita muito no potencial de Carlo e fazem diversos planos com o menino, como o projeto de escrever um livro juntos.
Você pode conhecer um pouco mais da história dos outros participantes da exposição no vídeo abaixo:
Darline e Luiz, vcs foram abençoados com a vinda do Carlo!
Escolhidos por Deus! Ele é um anjo enviado por Deus para fortalecer a família de vcs.
Obrigada querida , estamos no caminho!
🤩🤩🤩🤩🤩🤩
Um dos melhores amigos do meu filho na escola fundamental é o Valentin, autista e muito integrado socialmente na escola como atualmente na faculdade, viaja sozinho até para o exterior e realmente uma pessoa fabulosa com grandes aptidões.
Parabéns Darline, deus lhe deu a benção e uma missão, que você está cumprindo de uma forma incrível. Nada é por acaso. O Carlo e muito lindo, inteligente e encantador. Sou fã número 1 dessa sua riqueza.
Essa é a ideia, tornar nossos filho independente e um amigo exemplo para todos conhecerem e aprenderem a conviver.
Darline, te admiro muito e é muito bom encontrar com o Carlo no elevador do prédio ou no bairro e ouvir aquela doce voz dizer: bom dia tia Gina😍
Fico muito feliz com a evolução que ele está tendo a cada dia!!!
Carlo te mostrou um lado lindo da vida.
❤️
Lindo a aceitação e principalmente participação como um todo para com o filho
Quando vemos que pessoas se unem para o melhor e aprendiZado como o Grupo Gradual vemos que a união sempre terá como o retorno o melhor 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼