Corte de cabelo: como os autistas podem evitar ansiedade neste momento

26/06/2019 | TEA no Dia a Dia | 0 Comentários

Cartilha da Autismo e Realidade dá orientações para facilitar a experiência

A visão de mundo particular dos autistas pode dificultar algumas atividades cotidianas, como cortar o cabelo. A nossa cartilha Guia de Treinamento para Corte de Cabelo traz um conjunto de ações importantes para facilitar esse momento.

Um primeiro passo é conversar com o cabeleireiro. Explique para o profissional sobre o que é o TEA e quais são as particularidades do seu filho. Vale combinar uma visita para a criança conhecer o local e se familiarizar com o processo do corte de cabelo. A cartilha também apresenta orientações para o cabeleireiro, como não surpreender a criança por trás, manter as instruções simples e esperar pela resposta, já que alguns indivíduos autistas precisam de tempo para processar a informação e responder.

Programação visual costuma ajudar autistas a ter uma experiência positiva

Já com a criança, é importante identificar estímulos ou itens preferenciais do seu filho que serão usados como facilitadores da experiência. Para algumas crianças trata-se de um livro ou brinquedo favorito, enquanto que para outras pode ser uma guloseima. Você pode dar esse item para seu filho, como um prêmio pela conclusão bem sucedida de todas as etapas que foram solicitadas a ele. Desta forma, a experiência pode ser lembrada de forma positiva.

A cartilha oferece um modelo de programação visual, com fotos de cada etapa do corte de cabelo, o que ajuda as crianças autistas a visualizar melhor a toda experiência e como cada etapa está relacionada às recompensas. Além de usar a programação do momento do corte, algumas famílias relatam que é muito bom fazer um ensaio da atividade em casa.

Para conhecer mais sobre a programação visual para o corte de cabelo, baixe a nossa cartilha aqui.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *