Cursos sobre autismo têm acesso gratuito no mês de abril

1/04/2020Eventos e Cursos10 Comentários

Parceria entre Instituto PENSI e Autismo e Realidade, série de palestras discute as principais questões relacionadas ao TEA

Os cursos de atualização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Instituto PENSI estão liberados com acesso gratuito ao longo de todo o mês de abril como parte da comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O material reúne vídeos de quatro simpósios realizados, nos quais pesquisadores e especialistas apresentam resultados de seus estudos e debatem as principais questões relacionadas ao transtorno. Para acessar, basta usar o código ABRILAZUL.

O Instituto PENSI se dedica à pesquisa e ao ensino da saúde infantil desde sua criação pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em 2012. Quando o projeto Autismo e Realidade passou a fazer parte da fundação, em 2015, o TEA se tornou uma das frentes de trabalho do Instituto PENSI. Desde então, começaram a ser formulados diversos projetos científicos e cursos EAD voltados a profissionais de saúde e educação, além de familiares e cuidadores. Todos este material estará à disposição até 30/04.

A importância da inclusão escolar e do diagnóstico precoce fazem parte da programação

O Autismo e Realidade vai disponibilizar os vídeos dos quatro simpósios realizados desde que se estabeleceu a parceria com o Instituto PENSI. São eles:

IV Simpósio do Transtorno do Espectro Autista 

Realizado em 2018, o evento contou com debates sobre o uso da tecnologia no diagnóstico de TEA e o impacto do diagnóstico precoce no desenvolvimento das pessoas com autismo. Além disso, foram discutidos o tratamento de comorbidades e as diferentes abordagens para lidar com comportamentos agressivos, o uso de medicações e os efeitos da terapia fonoaudiológica e a avaliação de critérios de encaminhamento para intervenção multidisciplinar. O papel da família e da escola também entraram na pauta. O evento debateu a orientação e capacitação de pais, irmãos e professores e também discutiu o papel das associações de pais no Brasil.

III Simpósio do Transtorno do Espectro Autista 

A participação do psicólogo norte-americano Ami Klin, da Emory University/Marcus Autism Center, foi um dos destaques do evento, realizado em 2016. Autoridade nos estudos sobre autismo, ele participou de debates sobre diagnóstico em TEA e também sobre modelos de intervenção precoce. O simpósio discutiu ainda síndromes neurológicas relacionadas ao autismo, os rumos da ciência em relação ao transtorno, biomarcadores, avaliação multidisciplinar, avaliação e intervenção fonoaudiológica e promoveu ainda um encontro sobre os direitos e a inclusão escolar das pessoas com TEA. 

As causas genéticas do TEA e a associação com TDAH são outros temas explorados pelos cursos

II Simpósio do Transtorno do Espectro Autista

Frente ao aumento expressivo do número de pessoas com diagnóstico de autismo, a discussão do evento colocou em pauta os sinais de alerta para o transtorno, a importância do diagnóstico precoce no desenvolvimento e tratamento das pessoas com o TEA, a influência das causas genéticas e ambientais, além de epidemiologia, a diversidade de tratamentos disponíveis e as necessidades e possibilidades no âmbito da inclusão escolar.

TDAH e TEA – Simpósio de Neuropediatria 

Os desafios do diagnósticos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na infância na adolescência pautaram o primeiro evento realizado pelo Instituto PENSI em parceria com o Autismo e Realidade. O tema foi abordado em uma palestra do neurologista Erasmo Barbante Casella, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (ICr/HC-USP). O simpósio contou ainda com um debate sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do TEA, com a participação do também neurologista Carlos Gabia, do Miami Children’s Hospital (EUA).

10 Comentários

  1. Fátima

    Achei excelente a ideia , afinal precisamos ter estes conhecimentos

    Responder
  2. Rosicleide de souza Nazário

    Quero conhecer mais a fundo tudo sobre o autismo….

    Responder
  3. tania zaneti

    Trabalho em uma escola municipal com autista

    Responder
  4. JOSE DE VASCONCELOS FERREIRA SILVA

    Gostatia de aprender sobre altismo

    Responder
  5. KAREN MICHELE PINTO FERREIRA

    Tenho interesse nos cursos gratuitos sou mãe de um menino autista e com Epilepsia

    Responder
  6. Eliane Pires

    Como faço para participar do curso sobre autismo?

    Responder
  7. Gisele

    Boa noite!

    Como faço para participar do curso?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *