Autismo e Realidade celebra o Abril Azul 2022

1/04/2022Eventos e Cursos0 Comentários

Programação especial em parceria com Instituto PENSI inclui lançamento de HQ, iluminação de monumentos, exposição e muito mais

No mês dedicado à conscientização do autismo, o Autismo e Realidade, em parceria com Instituto PENSI promove uma série de iniciativas que ajudam a popularizar e alertar a sociedade sobre a importância da informação sobre o tema.

O Transtorno do Espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que, quanto mais precocemente for diagnosticado mais chance o autista tem de explorar todas as suas potencialidades.

Iluminação de monumentos com luzes azuis em todo o país já é parte tradicional da programação

 A iluminação de monumentos e prédios públicos com a cor azul,que representa o autismo, já é tradicional na comemoração pelo Abril Azul. Em São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, e o Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque do Ibirapuera, fazem parte das ações.

No Rio de Janeiro, um dos pontos tuirísticos mais famosos do planeta, o Cristo Redentor, também é banhado de azul para alertar sobre a importância da difusão de informações sobre o TEA.

Exposição Artista Autista em estações do Metrô e da CPTM exibirá obras do ilustrador Lucas Quaresma

Para ampliar o acesso a essas informações, será promovida a exposição Artista Autista em São Paulo, com obras do escritor e ilustrador autista Lucas Quaresma. Lucas é um jovem artista paraense de 28 anos, formado em design, que compartilha sua produção artística no projeto HQs do Lucas.

A mostra será exibida nas estações Paulista, da Linha 4 Amarela do Metrô, e João Dias. da Linha 9-Esmeralda da CPTM. “Gosto de mim mesmo com autismo, é sincero. Sou como sou”, diz o ilustrador em uma das obras que compõem a mostra. Já contamos em nosso blog a trajetória de Lucas, que envolveu empenho em busca de diagnóstico e acompanhamento e o enfrentamento das dúvidas de médicos sobre suas capacidades – hoje está mais do que provado que ele foi subestimado; Lucas chegou muito mais longe do que se esperava. Não à toa, uma das frases em destaque na exposição diz: “Nunca desista de ajudar as pessoas com autismo”.

Lançamento de HQ orienta pais de autistas a lidar com a higiene bucal das crianças

Lucas é também o autor de uma HQ que será lançada para contribuir com pais de autistas que enfrentam desafios na hora de escovar os dentes. Por conta dos distúrbios sensoriais, comuns em autistas. Este momento, que parece corriqueiro para pessoas típicas, pode ser sinônimo de conflitos intensos nas famílias de autistas. O sabor do creme dental, a textura das cerdas, o incômodo da sensação de todo o processo na boca podem ser um pesadelo.

Uma das dicas da HQ Higiene Bucal é visitar o dentista com frequência desde que o primeiro dentinho começar a nascer, para a criança já se habituar ao ambiente do consultório. Além disso, adotar desenhos com a sequência de ações também é indicado. Lucas, autor da tirinha conta isso e muito mais de forma divertida e colorida.

Serão distribuídas quatro mil cópias da revistinha em nichos de incentivo à leitura de todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

Amarelinha ajuda a conscientizar sobre autismo e forma lúdica inserida no cotidiano dos passageiros do transporte público

Usuários do transporte público também poderão brincar com um jogo de amarelinha chamado “De que o mundo precisa?” ao longo de todo o mês de abril em duas estações do Metrô e da CPTM. Quem pega metrô pode se divertir nas estações de São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela e Largo Treze, da Linha 5-Lilás. Já os passageiros de trem podem aproveitar a brincadeira nas estações Villa Lobos da Linha 9-Esmeralda e Carapicuíba da Linha 8-Diamante.

Além disso uma exposição de cartazes da coleção “Você Sabia?” será exibida em todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô e das linhas 8-Diamante e 9-Lilás da CPTM, também ao longo de todo o mês de abril. Você sabia que a estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas) é que os autistas correspondem a 1% da população? Isso quer dizer que hoje, no Brasil, estima-se que haja 2 milhões de autistas. Você sabia que os autistas podem ter dificuldade de filtrar os barulhos e se concentrar no que apenas uma pessoa fala em um ambiente exposto a outros sons? Fique ligado nas nossas dicas ao circular por São Paulo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.