Empreendendo contra o capacitismo

23/04/2024Destaques, Histórias0 Comentários

Empreendendo contra o capacitismo 

Atitudes contra o capacitismo são cruciais para promover a inclusão e a igualdade em nossa sociedade. O capacitismo, que se manifesta através de preconceitos e da discriminação contra pessoas com deficiência, perpetua estereótipos nocivos, exclui e fere, indo na contramão da sociedade que devemos construir. Esse preconceito precisa ser enfrentado, com informação, conscientização e bons exemplos.

Esse é o caso da UseDots, criada pela arquiteta e urbanista, Thamyres Azevedo.  Apaixonada e defensora da inclusão e da acessibilidade em todos os espaços urbanos, ela tem uma visão que coloca as pessoas no centro do design urbano e trabalha incansavelmente para tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas para todos.

Tá na moda ir contra o capacitismo!

Além de seu trabalho como arquiteta e urbanista, Thamyres é também uma empreendedora criativa. Sua paixão pela moda e pela comunicação a levou a criar uma marca de camisas, a UseDots, com estampas que promovem a inclusão de forma leve e objetiva, com mensagens que conscientizam e alertam para a importância de uma conduta de respeito, acolhimento e cidadania.

Para Thamyres, moda é mais do que apenas vestir roupas; é uma forma de expressar ideias e promover mudanças sociais. “A acessibilidade não é um luxo, é uma necessidade”, afirma ela. “Quando projetamos espaços acessíveis, beneficiamos não apenas as pessoas com deficiência, mas toda a comunidade”, diz.

Sua dedicação à inclusão não se limita apenas ao seu trabalho profissional. Thamyres é mãe, criativa, sonhadora e militante. Ela já trabalhou na diretoria de pessoas com deficiência do município de Salvador e, atualmente, é gerente de projetos na Secretaria de Mobilidade, onde continua a promover iniciativas que unem os conceitos de mobilidade e acessibilidade, sempre com o objetivo de criar cidades verdadeiramente voltadas às pessoas.

Empreendedora do Usedots – Thamyres R. Azevedo Crédito da imagem: instagram

 

Vista a inclusão!

Por que iniciativas como essas são tão importantes? Ao sensibilizar contra o capacitismo, reconhecemos e valorizamos o valor intrínseco de todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas ou mentais. Respeitar a diversidade é fundamental para assegurar saúde, bem-estar e qualidade de vida às diversas pessoas que compõem a nossa sociedade. 

“Além disso, combater o capacitismo é essencial para garantir que todos tenham acesso igualitário a oportunidades e recursos. Muitas vezes, pessoas com deficiência são marginalizadas e excluídas devido a barreiras arquitetônicas, falta de acessibilidade em espaços públicos e discriminação no mercado de trabalho. Ao desafiar o capacitismo, estamos defendendo políticas e práticas que promovem a inclusão e garantem que todos tenham a chance de alcançar seu pleno potencial. Isso não apenas beneficia indivíduos com deficiência, mas enriquece toda a sociedade ao valorizar a diversidade e promover a justiça social”, defende Thamyres.

Faça sua parte!

Espalhe mensagens, atitudes e exemplos em prol da inclusão no dia a dia, em todas as situações e lugares!

Saiba mais sobre esse projeto: https://reserva.ink/usedots 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *