“Hora Silenciosa” para pessoas com TEA e familiares é exemplo a ser seguido
“Hora Silenciosa” para pessoas com TEA e familiares é exemplo a ser seguido
É comum ver crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) taparem os ouvidos ou expressarem algum desconforto quando se deparam com alguns sons e ruídos. Isso acontece por causa da hipersensibilidade auditiva, sintoma frequente em pessoas com autismo. Pensando nisso, alguns estabelecimentos comerciais começam a promover ações para tornar o ambiente ao redor mais agradável para quem convive com o TEA.
Em Salvador, por exemplo, o Salvador Shopping promove a “Hora Silenciosa”, um projeto considerado pioneiro, voltado para famílias e crianças com TEA. Funciona assim: em um determinado período, o shopping reduz o som e a luz para trazer mais conforto aos pequenos.
Ações como essa contribuem para colocar em pauta o TEA e condutas coletivas que podem propiciar uma convivência melhor entre todos, incluindo crianças e adultos com autismo e seus familiares, que muitas vezes evitam sair para determinados lugares por não encontrarem ambientes adaptados.
Inclusão para TEA
A Hora Silenciosa, atualmente, ocorre durante a primeira hora de funcionamento do shopping, sempre no último sábado de cada mês. Ou seja: das 9h às 10h da manhã, estímulos sonoros e visuais são reduzidos, para que familiares e pessoas com TEA possam circular no ambiente de forma mais confortável. Eventos como esse são importantes para incluir pessoas em rotinas comuns a quem vive em grandes centros.
Entre as medidas adotadas pelo projeto Hora Silenciosa e que podem servir de exemplo para outros espaços, estão:
- Pausa no tráfego de carrinhos de coleta de lixo;
- Utilização do rádio comunicação apenas com fones de ouvido;
- Redução da iluminação do mall;
- Suspensão de secadores de mãos e de dispensers automáticos de cheiros nos banheiros;
- Fraldário, banheiros infantis e de adultos com distribuição de protetores auriculares;
- Portas dos banheiros fechadas no horário para reduzir o barulho das descargas a vácuo.
Já foram implementadas de forma definitiva e também servem como inspiração para outros estabelecimentos: vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com TEA e abafadores de som e ruídos disponíveis para empréstimo gratuito. Essas são atitudes simples para que o espaço se torne cada vez mais seguro, acolhedor e inclusivo.
Faça sua parte!
Contribua prestigiando iniciativas assim, fomentando discussões acerca do tema, sensibilizando para uma conduta mais respeitosa e multiplicando bons exemplos dentro de ambientes comerciais e outros, de socialização, que fazem parte das nossas grandes cidades e precisam ser plurais e acolher a nossa diversidade!
Veja mais dessa iniciativa nesse link: https://www.salvadorshopping.com.br/horasilenciosa
0 comentários