Dicas de livros para entender quem vive no espectro autista

29/05/2024Destaques, TEA no Dia a Dia0 Comentários

Dicas de livros para entender quem vive no espectro autista

Conviver com pessoas com autismo em uma sociedade que ainda não é totalmente adaptada é um desafio e tanto. Mas, com o passar do tempo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido mais abordado e a inclusão tem ganhado mais holofotes. Entre as diversas formas de se apropriar do assunto, vale destacar uma: a literatura.

E são muitos os motivos para embarcar em leituras sobre o tema. Seja para compreender melhor o comportamento de filhos, familiares, colegas ou amigos; seja para autoconhecimento ou até mesmo para entender como ter uma postura mais inclusiva e empática em diferentes ambientes.

                        Crédito: iStock Photo

 

Inclusão e representatividade

A partir de diferentes histórias é possível percorrer por vários pontos relacionados ao TEA, de forma didática e atrativa, contribuindo para ampliar a nossa visão sobre a condição e sobre as pessoas com autismo. 

A seguir, uma lista que preparamos com leituras que abordam o autismo a partir de diferentes perspectivas:

  • O cérebro autista – Temple Grandin e Richard Panek: “Temple Grandin revela o funcionamento singular do cérebro autista, desmistificando o TEA com insights pessoais e científicos.”
  • A diferença invisível – Mademoiselle Caroline e Julie Dachez: “Uma graphic novel envolvente que narra a jornada de uma mulher com autismo, destacando as lutas invisíveis e a busca por aceitação.”
  • O estranho caso do cachorro morto – Mark Haddon: “Aventura intrigante contada pela perspectiva de um jovem com autismo, desvendando um mistério enquanto explora sua visão única do mundo.”
  • Autismo: humano à sua maneira – Barry Prizant: “Um olhar compassivo sobre o autismo, oferecendo estratégias e histórias que celebram a humanidade das pessoas com TEA.”
  • O que a ciência nos diz sobre o TEA – Raphael Bernier, Geraldine Dawson e Joel Nigg: “Um guia abrangente e acessível que apresenta as últimas descobertas científicas sobre o Transtorno do Espectro Autista.”
  • Autismo ao longo da vida – Deborah Kerches: “Explora os desafios e conquistas de pessoas com autismo em diferentes fases da vida, desde a infância até a idade adulta.”
  • Leve pra quem? – Annelise Júlio Costa: “Uma história envolvente que aborda as complexidades e os desafios de conviver com o autismo, tanto para a pessoa diagnosticada quanto para aqueles ao seu redor.”
  • O Autismo em meninas e mulheres – Silvia Ester Orru: “Uma análise detalhada das particularidades do autismo em meninas e mulheres, destacando as diferenças de diagnóstico e experiência de vida.”

Boa leitura!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *