Dicas de livros para entender quem vive no espectro autista
Dicas de livros para entender quem vive no espectro autista
Conviver com pessoas com autismo em uma sociedade que ainda não é totalmente adaptada é um desafio e tanto. Mas, com o passar do tempo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido mais abordado e a inclusão tem ganhado mais holofotes. Entre as diversas formas de se apropriar do assunto, vale destacar uma: a literatura.
E são muitos os motivos para embarcar em leituras sobre o tema. Seja para compreender melhor o comportamento de filhos, familiares, colegas ou amigos; seja para autoconhecimento ou até mesmo para entender como ter uma postura mais inclusiva e empática em diferentes ambientes.
Inclusão e representatividade
A partir de diferentes histórias é possível percorrer por vários pontos relacionados ao TEA, de forma didática e atrativa, contribuindo para ampliar a nossa visão sobre a condição e sobre as pessoas com autismo.
A seguir, uma lista que preparamos com leituras que abordam o autismo a partir de diferentes perspectivas:
- O cérebro autista – Temple Grandin e Richard Panek: “Temple Grandin revela o funcionamento singular do cérebro autista, desmistificando o TEA com insights pessoais e científicos.”
- A diferença invisível – Mademoiselle Caroline e Julie Dachez: “Uma graphic novel envolvente que narra a jornada de uma mulher com autismo, destacando as lutas invisíveis e a busca por aceitação.”
- O estranho caso do cachorro morto – Mark Haddon: “Aventura intrigante contada pela perspectiva de um jovem com autismo, desvendando um mistério enquanto explora sua visão única do mundo.”
- Autismo: humano à sua maneira – Barry Prizant: “Um olhar compassivo sobre o autismo, oferecendo estratégias e histórias que celebram a humanidade das pessoas com TEA.”
- O que a ciência nos diz sobre o TEA – Raphael Bernier, Geraldine Dawson e Joel Nigg: “Um guia abrangente e acessível que apresenta as últimas descobertas científicas sobre o Transtorno do Espectro Autista.”
- Autismo ao longo da vida – Deborah Kerches: “Explora os desafios e conquistas de pessoas com autismo em diferentes fases da vida, desde a infância até a idade adulta.”
- Leve pra quem? – Annelise Júlio Costa: “Uma história envolvente que aborda as complexidades e os desafios de conviver com o autismo, tanto para a pessoa diagnosticada quanto para aqueles ao seu redor.”
- O Autismo em meninas e mulheres – Silvia Ester Orru: “Uma análise detalhada das particularidades do autismo em meninas e mulheres, destacando as diferenças de diagnóstico e experiência de vida.”
Boa leitura!
Nossa! Muito bom sabermos dos estudos voltados ao transtorno, sou uma estudiosa do autismo, e hoje estou no mestrado voltado para Comunicação Aumentava e Alternativa.
Percebi que nossas crianças no Município de Rondonópolis não tem acessos a essas tecnologias e os profissionais não sabem o que é e o que significa.
Preciso de muita leitura para validar cientificamente a importância dessa comunicação para os autistas.