Cartilha dá dicas sobre alimentação em crianças com TEA: acesse gratuitamente

30/05/2024Destaques, TEA no Dia a Dia0 Comentários

Cartilha dá dicas sobre alimentação em crianças com TEA: acesse gratuitamente

A alimentação é um fator muito importante para a saúde. Quando falamos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), principalmente crianças, a atenção precisa ser redobrada. Pensando nisso,  a equipe do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI e o programa Autismo e Realidade desenvolveram a cartilha “A Alimentação da Criança com Transtorno do Espectro Autista”.

Entre os temas contemplados, estão: seletividade alimentar, alterações gastrointestinais, as primeiras experiências com a alimentação, a recusa alimentar e o Transtorno no Processamento Sensorial. 

“As crianças com TEA precisam de uma observação muito cuidadosa em relação aos alimentos, à capacidade que elas têm de consumir determinadas preparações, bem como à forma de contato com o alimento. O objetivo da cartilha foi desenvolver um treinamento para diferentes profissionais da área da saúde, assim como para pais, cuidadores e demais interessados no tema”, explica o pediatra e nutrólogo Dr. Mauro Fisberg, coordenador do CENDA e um dos autores da cartilha. 

                        Créditos das imagens: site Autismo e Realidade

A alimentação de crianças com  TEA

O processo alimentar de qualquer criança merece atenção. No caso de crianças com TEA, há alguns comportamentos comumente percebidos: repetição frequente ou inflexibilidade muito grande na alimentação e, muitas vezes, uma seletividade intensa, além de algumas características de hipersensibilidade e hipossensibilidade. Mas, cada criança é única e nem toda criança com autismo tem alterações alimentares, pois mesmo na sua inflexibilidade, consegue se alimentar bem. E, muitas vezes, crianças com alterações alimentares severas, com alterações sensoriais, não são necessariamente crianças com autismo. É fundamental que família e profissionais de saúde estejam sempre atentos e, principalmente no caso de profissionais especializados, é importante um olhar multidisciplinar para cada caso. 

Cartilha

“A Alimentação da Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” busca preencher uma importante lacuna, com informações úteis e alinhadas com a prática clínica. 

Ela pode ser acessada gratuitamente aqui:

[CARTILHA]

Não deixe de conferir os demais conteúdos do Autismo e Realidade.

Cuide-se!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *