Dicas de livros infantis sobre inclusão, empatia e respeito ao próximo

30/05/2024Destaques, TEA no Dia a Dia0 Comentários

Dicas de livros infantis sobre inclusão, empatia e respeito ao próximo 

A infância é um período de descobertas e a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem. Existe no mercado editorial grande variedade de  formatos, temas e narrativas, o que ajuda a envolver diferentes públicos. Publicações que abordam assuntos importantes, como a inclusão, de forma lúdica, são bem-vindas e deveriam fazer parte do dia a dia de nossas crianças.

Por meio da leitura e da ilustração, é possível falar de temas necessários, de forma leve, descontraída e atrativa, o que ajuda na absorção do conteúdo ali trabalhado. Histórias que falam de empatia, respeito e acessibilidade, por exemplo, podem ajudar na formação dessa criança ou do adolescente.

Representatividade  

Além da importância da literatura para o incentivo ao conhecimento, também é fundamental dizer o quanto ela é um meio eficaz para a representatividade! 

Livros com personagens com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, ajudam a dar visibilidade ao tema, humanizando questões importantes. E isso vale tanto para a criança com autismo que é envolvida pela história como para outras crianças típicas, que precisam compreender a importância da inclusão e do respeito às diferenças. 

Pensando nisso, preparamos uma lista especial com livros infantis que abordam inclusão: 

  • A escova de dentes azul (Marcos Mion): “Descubra a tocante história de João e sua escova de dentes azul, um símbolo de sua rotina e segurança.”
  • Meu amigo faz iiiii (Andréa Werner): “Uma emocionante narrativa que nos ensina sobre a beleza da amizade e do entendimento das diferenças.”
  • O menino azul e a família colorida (Zilah Ramires Ferreira): “Acompanhe a jornada de um menino com autismo em meio a uma família que aprende a viver em harmonia com suas cores únicas.”
  • Uma mente diferente (Thassiel Melo e Natasha Meschiatti): “Explore o mundo fascinante e singular de uma mente diferente, revelando desafios e conquistas inesperadas.”
  • A menina que pensava por meio de imagens (Julia Finley Mosca e Daniel Rinley): “Conheça a inspiradora história de uma menina que vê o mundo através de imagens, desafiando as normas e brilhando com sua criatividade.”
  • Menino baleia (Lulu Lima e Natalia Gregorini): “Embarque na incrível aventura de um menino que, como uma baleia, navega pelas águas profundas de sua imaginação.”
  • O fone que não toca música (Thaís Cardoso): “Descubra a história de um menino cujo fone especial o ajuda a entender e interagir com o mundo ao seu redor de maneiras surpreendentes.”
  • Theo: poucas palavras e muitos sentimentos (Tatiana Takeda e Adriana Mendonça): “Theo nos mostra que, mesmo com poucas palavras, é possível expressar um universo de sentimentos profundos e verdadeiros.”
  • Autismo explicado para crianças (Kaká Lobe): “Uma abordagem acessível e sensível para explicar o autismo às crianças, promovendo compreensão e inclusão desde cedo.”

Boa leitura!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *