Desenho animado reúne personagens, escritores e dubladores com TEA

5/03/2020TEA no Dia a Dia0 Comentários

As aventuras de ‘Pablo’ e seus amigos imaginários estão na 2ª temporada

Nos últimos anos, temos visto personagens com autismo ganhar mais espaço em filmes, séries e livros infantis. Sam Gardner, de Atypical, e Shaun Murphy, de The Good Doctor, fizeram com que mais pessoas começassem a entender as nuances da vida no espectro autista. Outro ótimo exemplo de representação do transtorno é a série britânica ‘Pablo’, o primeiro desenho animado protagonizado dentro e fora das telas por pessoas com TEA.

Além dos personagens, os escritores e dubladores da série são pessoas com autismo. A escolha por formar uma equipe com autistas veio do desejo dos criadores de não só ampliar a representatividade do TEA no desenho, mas também promover de profissionais autistas no mercado de trabalho de audiovisual.

Os episódios trazem atores reais, que interpretam a rotina do pequeno Pablo, de 5 anos. Quando ele lida com algo impactante ao longo do dia, como o brilho da água e das estrelas, Pablo pega o seu lápis de desenho e acessa um mundo de animações em 2D, onde encontra seus amigos animais imaginários também com autismo.

Cada personagem exibe alguns dos sinais característicos do autismo

A Ratinha tem hipersensibilidade a cheiros e sons. A lhama Lhama tem ecolalia – repete constantemente o que ela mesma e os outros dizem. O grande e divertido macaco Tang tem dificuldade de entender algumas regras sociais. Rafa, uma girafa, é muito inteligente e adora dar explicações. O gentil dinossauro Tom se dá muito bem com matemática, mas pode ficar nervoso em muitas situações. Já o enérgico passarinho Wren tem dificuldade de manter o foco e bate as asas constantemente para se sentir mais confortável, num comportamento que simula as estereotipias comuns entre os autistas.

Juntos, Pablo e seus amigos lidam, por exemplo, como a angústia que o menino sente quando precisa desembrulhar um presente de Natal – afinal, como prever o que se pode encontrar ali? – ou a crise nervosa que o dinossauro Tom sofre ao andar de avião.

A atração foi ao ar pela primeira vez no canal britânico CBeebies, da BBC, em outubro de 2017. Os 52 episódios de 11 minutos da 1ª temporada estão disponível em português na Netflix. A segunda temporada estreou no final de 2019 e, no canal da série no Youtube, há episódios completos e trechos do desenho, ainda sem legenda em português.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *